Nessa resenha pretendo escrever sobre um lado da obra Macunaíma pouco explorado. Poderia abordar a importância da obra na literatura nacional, como o modernismo modificou a estrutura da literatura ou demonstrar que o herói Macunaíma representa em si o povo brasileiro. Porém pretendo seguir outra direção: a representação musical em Macunaíma e como o audiolivro produzido por nós, da Tocalivros, assimilou muito bem a essência cancioneira da obra.
Mário de Andrade foi um escritor modernista fincado na semana de 22, porém o que poucos sabem é que ele tinha um anseio pessoal que se desdobra em sua literatura: a busca de uma identidade nacional brasileira. Para isso, dedicou sua vida a estudar tudo que lhe ajudasse em sua missão. História, geografia, filosofia, sociologia, todas essas matérias ainda incipientes no Brasil. Dentre esses estudos dedicou-se principalmente à música e ao folclore latino-americano, o que nos interessa nesse momento.
Para Mário, o ponto central para a construção da identidade brasileira estava localizado na cultura popular, quanto mais profunda e iletrada, menos influência externa e mais fiel à cultura popular. Mário percebe que há um elemento que une toda a cultura do país e que se expressa de diversas maneiras em basicamente todo o território nacional. Esse elemento é o boi. Com base nessa descoberta, o autor coloca a dança do boi como traço cultural unificador do país e utiliza seu enredo para a composição de Macunaíma.
A festa popular do Bumba-meu-boi é composta de cenas variadas, entrelaçadas em músicas, que dão um aspecto de uma grande unidade musical, formada por diversas histórias e cenas menores que se ligam ao enredo central da história do Boi, numa espécie de colcha de retalhos. Macunaíma é exatamente da mesma forma, Mário se inspira nesse modo de composição para dar origem ao seu livro. Compilando assim diversas lendas e mitos sul americanos, num enredo central da personagem Macunaíma.
Pensando dessa forma, a construção da trilha sonora do audiolivro de Macunaíma, feita pela Tocalivros, explora esse lado da obra, um lado muito musical e nitidamente inspirado nas canções populares brasileiras. O compositor Juscelino Filho, autor da trilha sonora do nosso audiolivro, afirma ter se inspirado principalmente no Lundu colhido por Mário em seus estudos, autores consagrados da cultura nacional como Ernesto Araújo e Chiquinha Gonzaga e músicas afro-brasileiras. Além de utilizar instrumentos típicos da nossa região: flauta indígena (pifano) e rabeca.
Certamente uma característica muito marcante da obra é que o objetivo da produção da trilha foi tornar ela desencontrada, “como se uma banda se encontrasse agora e decidisse tocar sem ensaio”, afirmou Juscelino. Dessa maneira cria-se o tom de músicas populares e improvisadas, mesmo tom presente na escrita de Mário de Andrade. Dessa forma, foi gestado em nossos estúdios um dos livros mais importantes da cultura brasileira.
Por conta de todo esse trabalho e empenho, acredito que o audiolivro da Tocalivros tem a capacidade de auxiliar o audioleitor na interpretação dessa grande obra e aproximá-lo da mais pura cultura popular brasileira, assim recomendo que todos tenham essa experiência literária imersiva.
Ficha Técnica:
Autor: Mario de Andrade
Narrador: Jefferson Brito
Editora: Tocalivros Clássicos
Por Arthur Keller
Arthur Keller é graduando em Letras Português-Alemão na Universidade de São Paulo (USP) com foco em Literatura Brasileira, sua grande paixão. Admite que boa parte de suas horas de leitura são aproveitadas no ir e vir diário dos transportes públicos, também faz parte da equipe de pré-produção da Tocalivros.