A tecnologia é uma importante aliada para auxiliar pessoas com deficiência, seja o uso de uma comunicação alternativa; de audiodescrição na televisão, computador ou celular; e até mesmo os aplicativos de leitura, como audiolivro e eBook.
Pessoas com deficiência visual, ou com perfil neurocognitivo, como déficit intelectual de atenção e mental leve, utilizam de audiolivros e eBooks para uma leitura confortável e facilitadora. Isso ocorre porque essas tecnologias auxiliam aqueles que desejam se envolver com a literatura, mas enfrentam diversas barreiras..
No caso do audiolivro a pessoa pode ouvir uma história narrada por profissionais qualificados, acompanhada de trilha sonora e efeitos sonoros, o que torna a leitura ainda mais interessante e imersiva. Em outras palavras, permite que a pessoa se envolva profundamente na narrativa. Saiba mais sobre como os audiolivros e eBooks estão transformando a experiência de leitura para pessoas com deficiência, lendo mais abaixo.
Como os audiolivros e eBooks ajudam pessoas com deficiência?
A leitura digital é extremamente útil para promover a acessibilidade, visto que apenas no Brasil, existem 1,5 milhão de pessoas com deficiência visual — conforme estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Isso significa que, além do sistema braille de leitura, a tecnologia desempenha um papel transformador no ato de leitura para pessoas com deficiência, proporcionando a oportunidade de ouvir uma história e se sentirem mais próximas do universo literário.
Essa população pode utilizar outros sentidos para aprender — que não inclua a visão —, sendo a audição uma dessas alternativas. Os ouvidos assumem o papel dos olhos ao captar informações que a visão não alcança, tornando-os a principal fonte de aprendizagem.
Já para pessoas que possuem algum déficit de atenção (dislexia, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade — TDAH —, transtorno de déficit de atenção — TDA —, e alguns casos de transtorno do espectro autista — TEA), o audiolivro ajuda a manter o foco na leitura, proporciona uma aproximação maior com a literatura, além de uma sensação de pertencimento, evitando exclusão por não ler livros tradicionais.
Como um dos principais sintomas para o TDAH é a falta de atenção, o ato de ouvir uma história é uma das melhores maneiras de absorver informações, principalmente quando a narração apresenta qualidade profissional.
O audiolivro por si só traz inúmeros benefícios, mas para pessoas com déficit intelectual ou de atenção, essas vantagens aumentam: uma delas é a diminuição da ansiedade. Pessoas com TDAH, por exemplo, podem escutar um audiolivro enquanto exercem alguma atividade A junção entre movimento e escuta é uma combinação perfeita para pessoas com déficit de atenção, porque alivia a ansiedade além de melhorar o funcionamento cognitivo.
Já os eBooks são ótimas opções para uma leitura inclusiva, beneficiando também pessoas com deficiência intelectual e de aprendizagem.
Os eBooks digitais auxiliam para o letramento (como conhecer as letras do alfabeto), na fala, no próprio aprendizado intelectual e também na criação de empatia e sensibilidade. Porém, é necessário incentivar e estimular as crianças com déficit intelectual ou mental a ler,considerando suas necessidades específicas no desenvolvimento e aprendizagem.
Incentive as crianças com leituras leves, utilize repetições e estímulo — o processo de aprendizagem de uma criança neurotípica deve ser aplicado de acordo com suas demandas e necessidades, devendo ser elaborado de forma que exalte suas habilidades.
Utilizar de eBooks e histórias que elas irão se identificar ou que tornará o processo de aprendizagem mais tranquilo fará a criança se sentir importante e incluída dentro de uma realidade — mesmo que não seja a mesma do coleguinha de sala.
Essas atitudes ajudarão numa aprendizagem inclusiva, respeitosa e benéfica não só para as crianças, mas para todos que a rodeiam.
Para ler outros textos do nosso blog, clique aqui e tenha o acervo completo.
Jornalista e Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, faz parte da equipe de Marketing da Tocalivros. Ama literatura latino-americana e brasileira, sendo entusiasta de tudo que envolve nossa região.