À medida que as luzes cintilam e a alegria contagia o ar, sabemos que a época mais mágica do ano chegou novamente. O Natal, com seu encanto especial, nos convida a reunir aqueles que amamos e a celebrar os preciosos momentos compartilhados ao longo do ano.
Embarquemos juntos em uma jornada única, onde as palavras ganham vida e os livros sussurram histórias emocionantes. Em meio às festividades, queremos celebrar não apenas o espírito natalino, mas também a magia que a Tocalivros traz aos seus ouvidos ao longo do ano.
Ouça, sinta, viva: Natal na Tocalivros
Neste Natal, a Tocalivros te convida a entrar em uma jornada encantadora através das palavras com audiolivros fascinantes.
Em meio às luzes cintilantes e o espírito festivo no ar, a Tocalivros, como a maior produtora de audiolivros do país, tem o prazer de presentear com um voucher TOCA5NATAL até o dia 31/12/2023 para os ouvintes se deliciarem com narrativas que aquecem o coração e despertam a imaginação.
Nós acreditamos no poder transformador das histórias contadas. Assim como as luzes natalinas iluminam a noite escura, nossos audiolivros iluminam os corações com narrativas envolventes, transportando você para mundos fascinantes enquanto aconchega-se junto à árvore de Natal.
Por isso, convidamos você a mergulhar em histórias que aquecem a alma, a rir com personagens cativantes e emocionar-se com narrativas que tocam profundamente.
A Tocalivros agradece por fazer parte da sua jornada literária, e neste período festivo, desejamos a todos os nossos ouvintes momentos repletos de paz, alegria e, é claro, muitas boas histórias.
Descubra um mundo de histórias com Tocalivros
Se você é um apaixonado por literatura ou alguém que simplesmente adora mergulhar em narrativas envolventes, a Tocalivros é a sua porta de entrada para um universo fascinante de audiolivros. Nós oferecemos uma gama de conteúdos imperdíveis para você escutar em todos os momentos.
A Revolução dos Bichos
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A Revolução dos Bichos (título agora também traduzido como “A Fazenda dos Animais”) é uma fábula sobre o poder. Escrita em 1945, satiriza o totalitarismo e a hipocrisia da tirania. Um dos textos mais premiados do século 20, o texto de Orwell foi eleito pela revista Time como um dos 100 melhores livros já publicados em língua inglesa.
A história narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. A revolta é liderada pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que querem tirar os humanos do comando. Eles tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos.
Com um pouco mais de três horas de duração, o audiolivro A Revolução dos Bichos levou três meses para ficar pronto e envolveu cerca de dez pessoas em seu processo de confecção. A superprodução conta com o que há de mais moderno em tecnologia para audiolivros: os efeitos sonoros binaurais. O áudio é percebido pelo ouvinte como dois sons diferentes, vindos de lugares diferentes e ocupando um espaço de 360°.
O Mágico de Oz
Dorothy é uma órfã que vive no interior do Kansas com seus tios. Inesperadamente, um ciclone a leva para uma misteriosa e fantástica terra, um lugar mágico e colorido, cercado por um deserto imenso e governado por um mago poderoso. Em seu caminho, Dorothy enfrenta muitos perigos como bruxas malvadas e monstros gigantes, mas conhece também três amigos incríveis que vão ajudá-la nessa jornada – um Espantalho que deseja um cérebro, um Leão que queria ser corajoso e um Homem de Lata que espera ganhar um coração. Os quatro se unem para encontrar o Mágico de Oz que, segundo dizem, pode realizar todos os seus desejos, e assim Dorothy poderá, finalmente, voltar à casa de seus tios.
Essa também é uma superprodução da Tocalivros, que durou três meses, e envolveu 6 pessoas da produção — entre pré-produção, produção e foley —, além de 5 narradores que deram vida à essa história mágica.
E não tem como falar desse audiolivro sem mencionar sobre os efeitos e trilha sonora, que foram baseadas em trilhas clássicas da Era de Ouro de Hollywood e álbuns como Magical Mystery Tour dos Beatles. A produção também contou com um som mais Rock dos anos 60 para a cidade das esmeraldas.
Sagarana
“Sagarana” traz cenários e personagens típicos do interior do país.
Mais especificamente do sertão de Minas Gerais. Morros, riachos, jagunços, vaqueiros, bois e cavalos povoam as páginas das estórias magistralmente construídas por Guimarães Rosa, cuja habilidade para criar enredos e protagonistas diversos e repletos de detalhes encanta leitores até hoje e permanece influenciando gerações e gerações de escritores.
A linguagem inventiva de “Sagarana” é outro aspecto que distinguiria para sempre o autor no campo da literatura brasileira. Ao mesmo tempo em que incorpora fragmentos essenciais da oralidade sertaneja, pescando regionalismos e recuperando antigas expressões de linguagem do sertão, Rosa inova com a criação de neologismos cuidadosamente lapidados.
Dentre os nove contos que fazem parte do livro, destacam-se os célebres “A hora e vez de Augusto Matraga”, “Conversa de bois” e “O burrinho pedrês”.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”
Uma das maiores obras de Machado de Assis e uma das mais importantes da Língua Portuguesa. A publicação desse romance é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil, e seu autor, por consequência, é reconhecido como o pai de tal movimento em terras brasileiras.
Este lançamento marca os 10 anos da Tocalivros e conta com uma trilha sonora exclusiva e original composta por Juscelino Filho para enriquecer ainda mais a experiência do ouvinte. Além de contar com vários narradores, selecionados especialmente para narrar essa obra.
Olhos d’Água
Em Olhos d’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?
Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”. Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.
Perto do Coração Selvagem
O surgimento de Perto do Coração Selvagem, em 1943, causou grande impacto no cenário literário brasileiro, proporcionando à autora aclamação imediata da crítica e de seus colegas escritores.
Houve quem encontrasse no livro a influência de Virginia Woolf, ao passo que outros apostavam em Joyce, seguindo a falsa pista da epígrafe da qual Clarice pinçou seu título: “Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do coração selvagem da vida.” Ambos os grupos estavam errados, apesar do uso do fluxo de consciência pela escritora estreante a justificar tais correlações. Ocorre, no entanto, que esse havia sido um achado natural e espontâneo para Clarice Lispector, que admitiu como única influência neste caso O lobo da estepe, de Hermann Hesse.
Não em termos estilísticos tampouco por se identificar com o caráter do protagonista, mas sim por compartilhar com ele e, sobretudo, com Hesse, o desejo imperioso de romper todas as barreiras e ultrapassar todos os limites na busca da própria verdade interior. Anseio personificado pela personagem central, Joana, com uma expressão que se tornou célebre: “Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome.”
Para conhecer mais sobre o acervo da Tocalivros, acesse aqui.
Jornalista e Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, faz parte da equipe de Marketing da Tocalivros. Ama literatura latino-americana e brasileira, sendo entusiasta de tudo que envolve nossa região.