Migração, identidade de gênero, questões raciais e novas perspectivas e experiências têm entrado no centro do debate literário contemporâneo.
Uma nova onda de escritores está moldando o futuro da literatura, desafiando a estrutura tradicional da narrativa e incorporando temas contemporâneos, criando uma literatura que ressoa profundamente com os desafios e as realidades do século XXI.
Do realismo mágico à crítica social, aos problemas existenciais e às nuances na percepção humana, essa nova geração de escritores convida os leitores a explorar novas dimensões da narrativa, contribuindo para uma rica tapeçaria de vozes que capturam a diversidade da experiência humana.
O escritor americano de origem vietnamita é um dos mais destacados poetas contemporâneos em atividade e autor de mais de 40 peças teatrais – geralmente entre as mais encenadas mundialmente na atualidade. Escrevendo num dialeto pouco conhecido que preserva as raízes dos antigos idiomas nórdicos, o norueguês consagrou-se ao incluir em suas obras romances, poesia, ensaios e literatura infantil. Nas suas obras, aborda traumas históricos, questões de raça, classe e sexualidade, sem se render a lugares-comuns das narrativas temáticas.
Considerado o mais importante autor norueguês da sua geração, estreou na literatura em 1998 com Fora do mundo (Ute av verden), que venceu o Prêmio da Crítica na Noruega. O seu segundo livro, Tudo tem seu tempo (En tid for alt ), publicado em 2004, foi eleito um dos 25 melhores romances noruegueses de todos os tempos. Escreveu sobre a própria vida e afirma que o romance não tem limites, publicando uma obra após a outra como uma forma de se libertar de si mesmo.
Escritor e tradutor japonês, seus livros são sucessos de vendas no Japão e internacionalmente, e sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas. Seu trabalho recebeu inúmeros prêmios, incluindo o World Fantasy Award, o Frank O’Connor International Short Story Award, o Prêmio Franz Kafka e o Prêmio Jerusalém. Entre suas obras mais conhecidas estão Caçando Carneiros, Norwegian Wood, Crônica do Pássaro de Corda, Kafka à Beira-Mar e 1Q84.
Foi escritor, tradutor e editor espanhol, membro da Real Academia Espanhola. É considerado um dos romancistas mais relevantes da literatura espanhola contemporânea. Traduzido para mais de 40 países, seu nome foi frequentemente citado como um candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.
Fabrício Corsaletti nasceu em Santo Anastácio, São Paulo, em 1978. Publicou quase vinte livros, entre eles Esquimó, de poesia, vencedor do Prémio Bravo! de Literatura, e os infantis Zoo Zoado (2014), Poemas com Macarrão (2018) e Pão na Chapa (2022).
É o escritor francês vivo mais lido no mundo, com livros traduzidos em vários idiomas, e produz uma ficção controversa e provocadora. Seus romances lhe valeram uma reputação internacional e são considerados um sinal de renovação da literatura francesa.
Jon Fosse nasceu em 1959 na costa oeste da Noruega e é considerado um dos grandes autores da sua geração, com uma obra que inclui prosa, poesia, ensaios, contos, livros infantis e peças teatrais. A sua estreia literária deu-se em 1981, com a publicação do conto “Han” num jornal estudantil. Dois anos mais tarde, lançou Raudt, svart, o seu primeiro romance. Seus livros já foram traduzidos para mais de cinquenta idiomas. Em 2023, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
Carlos Galego é assessor de comunicação da Tocalivros, com larga experiência no mercado cultural e de entretenimento.
É autor de dois livros e escolhido entre os 20 principais poetas nacionais em 2021 pelo Poetize.
Editor de trabalhos como Ruídos Urbanos (de Ricardo Martins), Poesia de Mim (de Vanessa Lima), Vou Ali e já volto! (de Gerson Danelon) e Frases da vida (de Alma Impressa).
Se dedica também a artes visuais, e ministra aulas e cursos de comunicação para setor privado, e oficinas de comunicação cultural em Secretarias de Cultura municipais