O que são audiolivros?

O que são audiolivros?

Audiolivros são versões narradas de livros, sendo gravados em estúdio de gravação ou em outro ambiente equipados para esse fim. Eles contam com uma produção sonora que envolve narradores, trilha e efeitos sonoros, e direção artística. Dessa forma, oferecem uma experiência auditiva completa, em que os ouvintes podem desfrutar da narração da história juntamente com elementos sonoros, criando uma imersão mais rica e envolvente.

Apesar de ter ganho maior visibilidade de uns anos para cá, o audiolivro surgiu há décadas. No Brasil, por exemplo, a Coleção Disquinhos, produção que narra histórias infantis, existe há 63 anos. Cada disco trazia uma história cheia de músicas interpretadas pelo Teatro Disquinho, e contavam com equipe para a produção.

Os discos consistiam em histórias de contos de fadas, alguns deles inclusive usando versões licenciadas pela Disney como Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Branca de Neve e os Sete Anões, Os Três Porquinhos, entre outros.

A princípio, o principal objetivo dos audiolivros era auxiliar pessoas com deficiência visual, mas também para ajudar disléxicos ou quem possui alguma dificuldade na linguagem escrita, como o analfabetismo, por meio da leitura inclusiva. Porém com a sua expansão, hoje abrange qualquer tipo de público, sendo a opção para consumir vários tipos de conteúdo, de forma flexível e dentro da rotina do ouvinte. 

Por que escutar um livro narrado?

Cada pessoa tem sua própria preferência quando se trata de leitura: seja por meio de livros físicos, e-books ou audiolivros. Um dos principais benefícios é a praticidade em ouvir uma história enquanto realiza outras tarefas: viajar, lavar a louça, durante o deslocamento do trabalho, enquanto faz uma atividade física, enfim. Há diversas maneiras de otimizar seu tempo de forma versátil 

Contudo, ainda existem outras vantagens em escutar audiolivros:

  • Acessibilidade e praticidade: Como dito acima, o audiolivro foi criado para trazer acessibilidade para pessoas portadoras de alguma condição física ou neurológica. Porém, agora com a amplitude da tecnologia, qualquer pessoa que queira pode ouvir um audiolivro, em qualquer hora e momento. Assim, a acessibilidade  faz do audiobook uma ferramenta maravilhosa de lazer e de conhecimento, vai depender somente do título escolhido para consumo.
  • Inclusão social: Com o audiolivro, pessoas que não tinham acesso a um livro — seja por condições econômicas, físicas (deficiência), logísticas — agora podem usufruir da literatura à vontade.
  • Aprendizado: O audiolivro expande as formas de conhecimento para aquelas pessoas que têm dificuldade de concentração, que não dispõem de tempo para ler um livro com tranquilidade, ou até mesmo para quem não gostava de ler livro físico. Crianças também podem escutar um livro, o que é uma ótima forma de alfabetização e aprendizado.

Conheça audiolivros para começar a escutar

Viu só como ouvir o audiolivro é uma maneira mais versátil de literatura? Confira algumas dicas de audiolivros para você começar a escutar agora mesmo:

Crime e Castigo

Em um dos maiores clássicos da literatura mundial, traduzido direto do russo para este audiolivro. Escrito por Dostoiévski entre 1865 e 1867, seu escrito mais importante conta a história de Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. 

Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

1984

Uma das obras mais importantes da literatura mundial, 1984 foi publicada em 1949, num momento onde a Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial enfrentava o desespero da reconstrução e o surgimento de duas novas potências mundiais, os EUA e a Rússia, que representavam o que Orwell começou a chamar de Guerra Fria. Num texto impactante, descrevendo uma sociedade distópica cinzenta dominada por um grupo de privilegiados que não permitiam a liberdade de expressão, e cujo representante maior nunca visto pessoalmente era o “Big Brother”, o insignificante Winston Smith repete diariamente seu trabalho enfadonho, sendo observado por câmeras e gravadores até dentro da própria casa. Oficialmente viúvo por sua mulher ter desaparecido sem vestígios, provavelmente eliminada pelos governantes, Winston desconfia de todos, mas ao mesmo tempo procura pessoas que possam pensar como ele o estritamente proibido crime de não acreditar no governo, o que poderia causar a prisão. Apaixonando-se por uma mulher que ele julgava ser do partido, começa a se arriscar, acarretando riscos que podem custar sua vida e a da companheira, que poderiam simplesmente ser eliminados e apagados da história oficial, que era reescrita de acordo com o interesse do partido, fazendo com que os dissidentes simplesmente deixassem de existir. Numa narrativa de tensão crescente a cada capítulo, o livro não apenas é uma obra fundamental para entender o que estamos presenciando com a evolução da tecnologia e com as distorções sociais cada vez mais acentuadas.

O Pequeno Príncipe

Quem poderia imaginar que a história de um aviador perdido no Saara, de um pequeno príncipe que só queria fazer um amigo, de uma rosa convencida e de uma raposa ainda não domesticada se tornaria um dos livros mais lidos e mais queridos de todos os tempos?

O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, conquistou, ao longo do século XX, leitores pequenos e grandes, e não é por menos, pois o autor conseguiu, em um texto tão breve, dar uma grande lição: a importância do amor e da amizade.

Mais Esperto Que o Diabo

Napoleon Hill revela que quebrou o código mental do diabo e o forçou a confessar os seus segredos. O manuscrito que resultou deste feito Mais Esperto que o Diabo, mostrou-se tão controverso, que acabou escondido por mais de 70 anos.

Usando sua habilidade lendária para chegar à raiz do potencial humano, Hill cava profundamente para identificar os maiores obstáculos que enfrentamos na busca de nossas metas pessoais, incluindo o medo, procrastinação, a raiva e a inveja, como ferramentas orquestradas pelo próprio diabo. Esses métodos ocultos de controle podem levar-nos à ruína, e Hill revela os 7 princípios que eficazmente poderão combater a alienação e levar-nos finalmente ao triunfo e ao sucesso. Fascinante, provocativo e encorajador, Mais Esperto que o Diabo mostra como criar a sua própria senha para o sucesso, harmonia e realização em um momento de tantas incertezas e medos.

Manual de Persuasão do FBI

Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo?

Deixe um comentário