Os ricos best-sellers de Napoleon Hill

Os ricos best-sellers de Napoleon Hill

A história de Hill começa de forma modesta: família pobre, dificuldades financeiras, morte da mãe quando ele ainda era criança. Longe das glórias abastadas e oportunidades, o que seria necessário para alcançar o sucesso, a liberdade financeira e a vida plena? Perguntas não muito diferentes da maioria das pessoas, mas, nos pensamentos de Napoleon Hill, foram essas que o levaram a se dedicar à escrita, ao estudo das grandes mentes de sua época e a transformar a sua vida.

Americano do estado da Virgínia, Hill – reconhecido como um dos maiores influenciadores na área do desenvolvimento pessoal do planeta, com milhões de cópias vendidas de seus livros e ultrapassando o século XX com suas ideias – ainda hoje atrai seguidores e garante vendas astronômicas com seus best-sellers.

Mas, como tudo pode mudar de uma hora para outra? No caso de Hill, o ‘rei do aço’ Andrew Carnegie é uma resposta. O magnata Carnegie acreditava que o sucesso segue princípios universais que podem ser aprendidos e aplicados por qualquer pessoa, e propôs que o escritor Napoleon – ainda um jovem jornalista de 25 anos – passasse as próximas décadas a estudar os segredos das pessoas mais bem-sucedidas da América. E assim fez.

Ao longo de vinte anos, Napoleon Hill entrevistou mais de 500 pessoas influentes, incluindo nomes como Thomas Edison, Henry Ford, Alexander Graham Bell e John D. Rockefeller. Começou então a formular uma filosofia baseada em características e comportamentos comuns entre essas figuras de destaque, convicto de que o sucesso não era apenas uma questão de sorte ou talento inato, mas de mentalidade e aplicação sistemática de certos princípios.

Sua tese acabou editada em livro, Think and Grow Rich (1937), traduzido em português como Pense e Enriqueça. 13 princípios que, segundo o autor, são essenciais para alcançar o chamado sucesso. Definição de um objetivo claro, a visualização positiva, a persistência e a importância do “mastermind“, um conceito que sugere a criação de grupos de pessoas com ideias semelhantes que se apoiam mutuamente. Seu futuro estava garantido. O livro foi um dos mais vendidos de todos os tempos no campo do desenvolvimento pessoal, lido por empreendedores, executivos, empresários e pessoas que buscam, na loteria do capital, melhorar a sua condição financeira e emocional.

O conceito de mastermind de Napoleon Hill foi adotado por várias figuras do empreendedorismo – e continua até hoje a ser uma prática comum em grupos de coaching. Somou a isso, o que ele afirmava ser o poder da mente subconsciente, onde acreditava firmemente que a nossa mente é uma ferramenta poderosa que pode ser programada para alcançar os nossos objetivos. Para Hill, os pensamentos influenciam diretamente as nossas ações, e é por isso que a maneira como pensamos pode determinar o nosso destino. Na ‘receita do sucesso’, o autor ainda introduziu à sua receita o conceito de “autossugestão” – o ato de repetidamente afirmar as nossas intenções de forma positiva, de modo a influenciar o nosso subconsciente. O autor best-seller continuou a escrever ao longo da vida.

Além de Think and Grow Rich, também apresentou várias outras obras que continuam a ser populares, como A Lei do Triunfo (1928 e o seu primeiro grande trabalho), Mais Esperto que o Diabo (escrito em 1938, mas publicado apenas em 2011), e Atitude Mental Positiva (1959), coescrito com W. Clement Stone.

Nem tudo foi sucesso
Apesar de seu sucesso como autor e de suas teses aclamadas pelos leitores, Hill é frequentemente criticado pela falta de evidências concretas de algumas de suas alegações e pelas suas próprias dificuldades financeiras e pessoais ao longo da vida – levantando questões sobre a aplicação prática das suas teorias. 

Sobre contradições e controvérsias, está o livro Mais Esperto que o Diabo. Escrito logo após Think and Grow Rich, permaneceu engavetado por décadas. Nele, Hill entrevista o “diabo”, uma metáfora para os medos e limitações auto impostas que nos impedem de alcançar o sucesso. O conteúdo do livro era tão controverso na época que Hill e sua família optaram por não o publicar até muito tempo depois da sua morte.

Pioneiro na criação de uma filosofia que coloca a responsabilidade pelo sucesso nas mãos do indivíduo, o impacto dos seus ensinamentos sobre milhões de pessoas é incontestável. Napoleon Hill morreu em 8 de novembro de 1970, aos 87 anos.

Agora, confira alguns de seus livros e encontre o próximo passo para a sua jornada de sucesso.

Carlos Galego

Carlos Galego é assessor de comunicação da Tocalivros, com larga experiência no mercado cultural e de entretenimento. É autor de dois livros e escolhido entre os 20 principais poetas nacionais em 2021 pelo Poetize. Editor de trabalhos como Ruídos Urbanos (de Ricardo Martins), Poesia de Mim (de Vanessa Lima), Vou Ali e já volto! (de Gerson Danelon) e Frases da vida (de Alma Impressa). Se dedica também a artes visuais, e ministra aulas e cursos de comunicação para setor privado, e oficinas de comunicação cultural em Secretarias de Cultura municipais 

Deixe um comentário