Audiolivros transformam uma rotina ocupada

Audiolivros transformam uma rotina ocupada

Eu sempre fui uma daquelas pessoas que adoravam ler, mas, com o passar dos anos, percebi que estava encontrando cada vez menos tempo para me dedicar aos meus livros difíceis. Trabalho, compromissos, vida social – tudo parecia consumir as horas do meu dia. Foi aí que descobri os audiolivros, e eles mudaram completamente a forma como eu consumo literatura e informações diversas.

O que mais me atraiu foi a possibilidade de aproveitar melhor o meu tempo. Daí troquei a frustração daquelas horas perdidas no trânsito, indo e voltando do trabalho, o tempo desperdiçado com o engarrafamento, por histórias narradas ou mergulhos em temas que sempre quis explorar, mas nunca consegui. A variedade de conteúdos disponíveis é impressionante. Tem de tudo! Desde romances clássicos até não-ficção, biografias, livros de história, música, variedades, conteúdo de autoajuda…O que me permite escolher o que ouvir dependendo do meu humor ou do que preciso aprender. Sem que eu pare o que estou fazendo para “ler” – eu ouço enquanto realizo outras tarefas do dia a dia.

Entre as minhas descobertas, uma das grandes vantagens dos audiolivros é que eles me ajudam a reduzir o estresse. Antes, eu ficava ansioso porque sentia que nunca tinha tempo para ler. Agora, posso relaxar, sabendo que estou aproveitando ao máximo cada momento do meu dia, seja ouvindo um livro enquanto faço uma caminhada, seja enquanto preparo o jantar.

O que também me conquistou foi a flexibilidade dos audiolivros. Eu posso carregar centenas de livros no meu celular, escolher por plataforma e ajustar a velocidade da narração de acordo com o meu ritmo – se estou em um dia mais tranquilo, ouço em uma velocidade normal; se estou com pressa, acelero um pouco – e isso me ajuda a absorver mais conteúdo em menos tempo, o que é ótimo para alguém com uma agenda cheia como a minha.

Você pode se questionar: falar é fácil, mas na prática, como fazer isso funcionar? Já te digo que é mais fácil do que parece. Apenas celular em mãos, fones de ouvido e pronto! Comecei ouvindo enquanto ia para o trabalho. Aqueles 30 minutos de carro ou transporte público se transformaram em uma parte agradável do meu dia, podendo me desligar do mundo e entrar em outra realidade.

As histórias narradas acabam nos deixando curiosos para escutar o resto do livro, e isso aumentou as minhas possibilidades, como a incrível descoberta de ouvir audiolivros enquanto faço exercícios. Nas corridas, por exemplo, descobri o prazer de ouvir um bom livro enquanto cuido da saúde. O treino passa voando, e eu nem percebo o esforço. As tarefas domésticas também se tornaram muito mais interessantes. Limpar a casa, lavar a louça ou organizar o guarda-roupa ao som de histórias ou aprendendo algo novo.

Até nos intervalos do trabalho, quando preciso dar uma pausa, coloco os meus fones e sintonizo um trecho de um livro. Isso me ajuda a relaxar, mas, ao mesmo tempo, mantém-me envolvido com o que estou aprendendo ou com a história que estou acompanhando.

E dá para ouvir livros em qualquer momento: esperas em filas ou em consultórios, por exemplo, agora são oportunidades para continuar “lendo”. Antes de dormir, esqueça o feed das redes sociais ou as telas de computadores. Ouça um audiolivro, que, ao contrário das telas, ajuda a relaxar e preparar você para uma boa noite de descanso. No avião, no hotel ou no almoço, sempre há um bom momento quando estou com um audiolivro em mãos, quer dizer, nos ouvidos, pronto para me entreter ou aprender algo novo. Ganho mais informação, conhecimento e autoestima.

Lazer garantido no meio de tanta correria.

Carlos Galego

Carlos Galego é assessor de comunicação da Tocalivros, com larga experiência no mercado cultural e de entretenimento. É autor de dois livros e escolhido entre os 20 principais poetas nacionais em 2021 pelo Poetize. Editor de trabalhos como Ruídos Urbanos (de Ricardo Martins), Poesia de Mim (de Vanessa Lima), Vou Ali e já volto! (de Gerson Danelon) e Frases da vida (de Alma Impressa). Se dedica também a artes visuais, e ministra aulas e cursos de comunicação para setor privado, e oficinas de comunicação cultural em Secretarias de Cultura municipais 

Deixe um comentário