De raízes a resultados: A revolução mental com ‘Os 7 Hábitos’ na Tocalivros

De raízes a resultados: A revolução mental com ‘Os 7 Hábitos’ na Tocalivros

A Tocalivros completa 10 anos em 2023. Para isso, foram selecionados dez audiolivros que foram essenciais para a evolução da empresa e discutimos aqui o caminho que percorremos até os dias de hoje. Foram selecionados os mais escutados, os grandes clássicos e aqueles que exigiram grande imersão da produção Tocalivros, e, além disso, audiolivros que procuraram representatividade.

Para isso, fui selecionada para escrever sobre “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o audiolivro mais procurado e escutado nesses 10 anos de Toca. Escrito em 1989 por Stephen R. Covey, é classificado como livro de “auto-ajuda”, e tem o objetivo de auxiliar os audioleitores a atingir os princípios das mudanças cotidianas para seu desenvolvimento pessoal.

É certo dizer que o mundo está separado entre as pessoas que lêem auto-ajuda e as pessoas que se recusam a lê-las; o sistema popularizou esse tipo de livro por necessidade: as pessoas não estão somente precisando, mas estão procurando; aquelas que não utilizam desse recurso, acabam partindo dos próprios pressupostos para alcançar fins saudáveis, de forma nem sempre efetiva, ansiando entre o erro e o acerto. Criamos os próprios métodos e não sabemos como colocá-los em prática, devido a nossas micro atitudes: afinal, fazemos promessas todo final do dia. Aqui entra uma relação interessante que temos com nós mesmos: a análise do nosso cotidiano e criação de hábitos. Sabemos que novas atitudes diárias podem exponenciar nosso crescimento pessoal, profissional e emocional.

Desse modo, limitados pelo caráter, precisamos procurar áreas de desenvolvimento e não permitir repetir as mesmas atitudes. Afinal, “somos o que repetidamente fazemos”. Mesmo nosso caráter é moldado pelos nossos hábitos, estes que são padrões inconscientes que nos acostumamos a fazer. De acordo com Covey, hábitos são criados pelo conhecimento (o que e por quê fazer), habilidade (como fazer) e desejo (querer fazer). Através disso, podemos alcançar a interdependência. Assim o autor complementa: em nossa infância, somos dependentes emocionalmente, financeiramente e fisicamente. Ao crescermos, procuramos a independência, através da confiança, segurança e amadurecimento. Precisamos enxergar que a natureza e a sociedade funcionam de maneira interdependentes, e por isso precisamos aprender a se relacionar com os outros. Afinal de contas, estamos em um processo contínuo de maturidade; saímos do processo de culpar as pessoas pelos resultados, a fazer as coisas por conta própria, a “vamos fazer isso juntos.” Saímos do pensamento receoso em que as pessoas não gostam de nós, que o outro deve tratar-me bem para reconhecer meu próprio valor, (imaturidade emocional), a deixar que outras pessoas pensem por mim (imaturidade intelectual).

Vamos refletir: como alcançar o amadurecimento emocional utilizando um potencial a não causar danos aos outros, com soluções duradouras? Mudando nossos paradigmas. Estes paradigmas se referem ao nosso caráter, moral e valores. Essa mudança pode nos levar a criar diálogos mais claros e calmos: ver o erro, aprender e ensinar a não usar a autoridade e a imposição. Estes valores podem ser aplicados tanto ao meio familiar quanto ao profissional. A visão de mundo que temos é uma barreira para nossa evolução pessoal, visto que nos torna menos objetivos, exclui perspectivas diferentes que o outro possa vir a ter, e nos tornam fechados para opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Como então mudar esses paradigmas? Covey vai demonstrar fundamentos sólidos para aplicar nas áreas de desenvolvimento. São práticas que devem ser estudadas pelo audioleitor, afinal, de acordo com o escritor, não há como resolver no nível superficial e melhorar em profundidade. Covey vai chamar isso de “salto qualitativo”, hábitos que podem sofrer mudanças graduais ou imediatas.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes procura trazer para você uma solução que está em nossas raízes: a efetuação de uma atividade, o qual tem a capacidade de mudar nosso comportamento de forma perene. Nosso limite está em barreiras psicológicas que precisam ser quebradas por orientações. Talvez esse seja o audiolivro que finalmente possa ajudá-lo a mudar a mentalidade que nos acostumamos tanto.

Ficha Técnica:

Autor: Stephen R. Covey

Narrador: Márcio Simão

Selo: Franklincovey Brasil



Por Tainara Severo

Tainara Severo

Tainara Severo é graduada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Letras Português-Francês. Finalizou seu curso com a pesquisa em tradução do conto de horror "La Remplaçante" de Ketty Steward. Acredita que fazer parte da equipe da pré-produção da Tocalivros e a partilha diária de discussões com seus colegas é um incentivo à leitura constante.

Deixe um comentário