Você já deve ter se perguntado sobre como será o futuro dos livros e da literatura com a evolução das Bibliotecas Digitais. Questionamentos como “Será que as livrarias vão fechar com toda essa tecnologia?” ou “Os livros estão chegando ao fim?”. Se você é um bibliotecário, é compreensível que se pergunte como pode se adaptar a essa nova realidade em constante mudança.
Indagações como essas são normais, afinal, as Bibliotecas Digitais apesar de existirem há algum tempo, tornaram-se mais difundidas de uns anos para cá. Porém, de antemão já afirmamos: o livro como conhecemos não vai acabar, ok? Pode ficar tranquilo(a)!
E trazemos outra boa notícia para você, bibliotecário! Não há motivos para desespero, pois você poderá usar uma Biblioteca Digital em seu espaço, o que fará que a literatura se expanda e você não perderá seu público. Pelo contrário, terá a oportunidade de atrair ainda mais leitores.
Leia o texto a seguir que vamos te explicar o porquê das Bibliotecas Digitais vieram para complementar e não para substituir os livros físicos, tanto para os leitores quanto para as instituições..
Como a Biblioteca Digital expande a literatura?
O mundo vem passando por diversas transformações e a tecnologia tem acompanhado todas essas mudanças. Um exemplo disso é a forma como as pessoas costumavam comprar CDs em lojas, enquanto hoje em dia utilizam serviços de streaming para ter acesso a qualquer música na palma da mão. No entanto, mesmo com essa evolução, ainda existe a venda de álbuns físicos para aqueles que desejam adquiri-los.
Com os livros não seria diferente… Desde os primórdios a literatura existe, mas os livros físicos, como conhecemos, foram se aprimorando com o tempo. À medida que os recursos avançam, surgem novas formas de leitura como e-books, audiolivros e, claro, as Bibliotecas Digitais. Estas foram criadas justamente para incentivar e ampliar o acesso à literatura, proporcionando aos leitores mais opções e conveniência.
A informação é indispensável na sociedade em que vivemos, ela está em todos os lugares: internet, televisão, rádio, e também nos livros. A biblioteca tradicional sofre um gradual e evolutivo acompanhamento dos suportes tecnológicos. E a Biblioteca Digital surge para facilitar o acesso à informação confiável.
O sistema de Bibliotecas Digitais dá acesso às diversas áreas do conhecimento, oferecendo sempre um norte para que o usuário possa ter uma pesquisa mais aprofundada e correta.
E por falar em atualização, lembra-se quando, uns anos atrás, todos os livros eram registrados em um caderno, bem como os empréstimos eram feitos naqueles livros enormes e o atendente passava longos minutos procurando o livro nas anotações?
Com o computador, essa etapa foi aprimorada e todos os documentos foram transportados para as planilhas e arquivos de mídias. E você viu que essa tecnologia melhorou e otimizou o trabalho?
Com a Biblioteca Digital não é diferente: ela veio para agregar o acervo físico, expandir conhecimento para lugares novos e atrair um novo público para a leitura.
Quais mudanças as Bibliotecas Digitais trazem para a leitura?
As bibliotecas são extensões do nosso cérebro para compartilhar conhecimento através das gerações. Já a Biblioteca Digital nasce com o propósito de democratizar a literatura e fazer com que essa plataforma chegue ao máximo de leitores possíveis, além de mudar o suporte dos textos em papel para o digital. Ou seja, um mesmo arquivo de leitura ou audiolivro pode ser acessado inúmeras vezes por diferentes pessoas simultaneamente, em diferentes formatos e dispositivos.
Dessa forma, o conteúdo da biblioteca nos alcança independentemente de onde estejamos. Não é mais necessário nos deslocarmos até uma biblioteca física, pois podemos usufruir do que essa biblioteca dispõe em seu catálogo.
As Bibliotecas Digitais estão em todos os lugares: bibliotecas municipais, escolares, e até mesmo em empresas. Empresários contratam a plataforma para disponibilizar leitura gratuita aos seus funcionários, permitindo que eles possam ler ou ouvir livros digitais de forma acessível e sem custo.
O que podemos concluir é que bibliotecas físicas continuarão existindo, podendo agregar e expandir para o formato digital, que vem ganhando cada vez mais fãs.
E essa expansão beneficia a todos os lados: bibliotecário, leitor, empresa, estudante… Claro que há adeptos para todos os gostos: alguns gostam de tocar e folhear um livro físico, até mesmo sentir o cheiro do papel, mas por outro lado, há outros que preferem ler em e-book ou escutar um audiolivro. Entretanto, o principal ponto é que o livro físico nunca será extinto.
O que a Tocalivros Bibliotecas proporciona para sua instituição?
A Tocalivros Biblioteca é uma plataforma que agrega o acervo físico de cada instituição, isto é, disponibilizamos livros digitais para bibliotecas e entidades, em planos mensais ou anuais, em que o contratante poderá escolher uma plataforma personalizada de acordo com a identidade visual da empresa, bem como há a possibilidade de curadoria de acervo, dashboard – em que o contratante poderá analisar os relatórios, como quantidade de acesso aos livros, empréstimos, cadastro, entre outros.
Além disso, os leitores têm a chance de ler livros simultâneos, isto é, não há a necessidade de esperar uma pessoa terminar a leitura para o leitor seguinte começar a ler também.
E não para por aí, a Tocalivros Biblioteca dá todo o suporte necessário para a instituição durante a sua parceria, realizando reuniões de desempenho, além de um atendimento disponível para auxílio de dúvidas e informações de segunda a sexta-feira.
Agora que você já sabe que essa plataforma veio para ampliar o acesso à leitura e expandir seu público, está esperando o que para conversar conosco? Clique aqui e agende uma conversa.