Comemore o Dia dos Pais com seu herói: confira a seleção para homenageá-lo

Comemore o Dia dos Pais com seu herói: confira a seleção para homenageá-lo

O Dia dos Pais é uma das datas mais tradicionais do calendário, é o momento perfeito para honrar e enaltecer  a figura paterna, que desempenha um papel fundamental em nossas vidas, além de celebrar o valor e amor de uma das pessoas mais significativas do nosso núcleo familiar. 

Você já parou para refletir sobre a origem dessa data? Já se perguntou sobre o Brasil? Agora é o momento oportuno para saciar sua curiosidade e descobrir todos os segredos por trás dessa celebração emocionante!

A origem do Dia dos Pais

Tudo começou nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai que tinha acabado de morrer. Assim ela deu origem a uma data tão significativa: o Dia dos Pais. A data escolhida foi 19 de junho, data que assinalava o aniversário do seu pai amado. E assim, em 1920, ocorreu a primeira celebração do Dia dos Pais, marcando o início de uma tradição que atravessa gerações e fronteiras.

Com o passar dos anos, a comemoração norte-americana ganhou mais visibilidade e, em 1924, o então presidente Calvin Coolidge tornou nacional a ideia de Sonora. Apenas em 1966 houve a proclamação oficial que determinou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos. Entretanto, o feriado nacional foi oficializado pelo ex-presidente Richard Nixon, em 1972. Posteriormente, esse modelo de comemoração foi adotado por outros países.

Atualmente, o Dia dos Pais é festejado no terceiro domingo de junho em diversas regiões mundo afora. Além dos Estados Unidos, a Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia também comemoram na mesma data.  

Outros países têm suas próprias datas para a comemoração:

  • 19 de março – Portugal, Angola, Bolívia e Itália;
  • 23 de fevereiro – Rússia;
  • 21 de junho – Grécia e Noruega;
  • Primeiro domingo de setembro – Austrália e Nova Zelândia;
  • Segundo domingo de novembro – Suécia, Finlândia e Estônia.

O Dia dos Pais no Brasil

Já no Brasil, o Dia dos Pais começou a ser celebrado em 16 de agosto, que era dia de São Joaquim, que era pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo. A ideia dessa data foi do publicitário Sylvio Bhering, Diretor do Jornal O Globo e da Rádio Globo, com o propósito de movimentar o comércio. O publicitário preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: o com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.

A primeira vez que essa data foi celebrada foi em 16 de agosto de 1953. Posteriormente, a data passou a ser comemorada todo segundo domingo de agosto, o que tornou a celebração fixa e amplamente reconhecida. 

Neste dia, os filhos  homenageiam os pais ou aqueles que desempenham o papel de figura paterna em suas vidas. E há todo tipo de pai: o empresário, descolado, o mais “sério”, o torcedor fervoroso, e muitos outros. 

Explore um mundo de possibilidades! Descubra uma incrível coleção de audiolivros especialmente selecionados para cada estilo de pai. Confira algumas opções que expressarão todo o seu afeto de forma única.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”

Uma das maiores obras de Machado de Assis e uma das mais importantes da Língua Portuguesa. A publicação desse romance é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil, e seu autor, por consequência, é reconhecido como o pai de tal movimento em terras brasileiras.

Este lançamento marca os 10 anos da Tocalivros e conta com uma trilha sonora exclusiva e original composta por Juscelino Filho para enriquecer ainda mais a experiência do ouvinte. Além de contar com vários narradores, selecionados especialmente para narrar essa obra.

A Metamorfose

A Metamorfose, publicado em 1915, uma das obras mais importantes da literatura universal, é o livro mais conhecido do autor Franz Kafka. Narra a história do caixeiro viajante Gregor Samsa, que se mata de trabalhar para pagar as dívidas dos pais. Porém, um dia, após uma noite de pesadelo, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto. Trancado no quarto, ele faz de tudo para que ninguém entre e descubra no que se transformou. Crítica mordaz à sociedade moderna, o livro trata da vida sem sentido, o trabalho apenas para sobreviver, a solidão e a desesperança.

Parasita

O parasita é uma novela de 1894. Austin Gilroy estuda fisiologia e conhece um professor que está estudando ocultismo. O jovem é apresentado a uma mulher de meia-idade conhecida como Srta. Penclosa, que tem uma perna aleijada e poderes psíquicos. Ela é amiga da esposa do Professor. A noiva do cético Gilroy, Agatha, é colocada em transe para provar os poderes da Srta. Penclosa. Depois, a Srta. Penclosa pratica seus poderes nele, com resultados preocupantes.

De pernas para o ar – Minhas memórias com Garrincha

Mito. Anjo. Gênio. Muitas são as palavras usadas no correr dos tempos para definir Garrincha. Diversas justas, outras não, todas incapazes de abranger o tamanho do personagem – como jogador, imenso, fora do campo, ainda maior. Gerson Suares é o perfeito cronista para Garrincha. Por quê? Porque, como amante do futebol, viu sem se cansar as diabruras do maior ponta de todos os tempos. 

Porque, como filho de Elza Soares e enteado do craque, acompanhou Mané em incontáveis aventuras extracampo. Porque, como amigo do homem, enxerga a trajetória de Garrincha com muito amor – e humor, pois muitas destas crônicas levam o leitor ao riso e ao prazer.

Mentes Milionárias – Desvende os segredos de quem ficou rico

Um treinamento para enriquecer! O que Bill Gates, Eike Batista, Warren Buffet e Carlos Slim têm em comum? Como esses empresários bem-sucedidos enriqueceram de forma tão eficaz? 

Em Mentes milionárias, você vai descobrir que, assim como é possível exercitar seu corpo para entrar em forma, você também pode treinar sua mente para ajudá-lo a conseguir a riqueza que tanto almeja. 

Dossiê Beatles

Eles mudaram a história da música. Os quatro garotos de Liverpool provocaram uma verdadeira febre, a Beatlemania, um fenômeno comportamental de adoração às suas músicas e ao seu estilo que tomou conta de milhares de jovens em todo o mundo. Seus figurinos e penteados eram copiados, seus discos tinham vendagens enormes, seus filmes faziam estrondoso sucesso. 

Este livro nos leva a conhecer – ou relembrar – de maneira saborosa, a trajetória dos Beatles desde a ascensão e o fim da banda, passando pelos melhores e piores momentos, como a trágica morte de John Lennon. 

A Compacta História do Mundo

Pré-História e primeiros seres; Civilizações Antigas; Egito; Grécia Antiga; Império Romano; Vikings; Idade Média e as Cruzadas; Impérios Maia, Inca e Asteca; Descoberta e Independência das Américas; Revolução Francesa; A Revolução Industrial; Revolução Russa de 1917, A Grande Depressão de 1929; Primeira e Segunda Guerras Mundiais; Guerra Fria, União Europeia e Atentados de 11 de Setembro. 

Esses e outros episódios marcantes da História são apresentados em linguagem simples e descomplicada de acordo com a ordem cronológica em uma linha do tempo que facilita a compreensão dos assuntos abordados e permite correlacionar os principais episódios da história da humanidade. 

A Arte da Negociação

A Arte da Negociação revela como os grandes negociadores prosperaram diante do caos e da incerteza. Eles não caem na armadilha de planos rígidos. Em vez disso, entendem a negociação como um processo de exploração que exige aprendizado contínuo, adaptação e influência. 

Michael Wheeler traz clareza à natureza imprevisível da negociação, com base em sua própria pesquisa e em seu trabalho com seus colegas do Programa de Negociação.

Para conhecer outros audiolivros e presentear seu pai, acesse a Tocalivros agora! 

Deixe um comentário