Comece o ano com audiolivros: 10 histórias para ouvir em 2025

Comece o ano com audiolivros: 10 histórias para ouvir em 2025

O início de um novo ano é o momento perfeito para renovar energias, traçar metas e buscar inspiração. Que tal fazer isso de uma maneira prática e envolvente? Os audiolivros são a escolha ideal para quem quer aprender, se motivar ou simplesmente mergulhar em boas histórias, mesmo com a correria do dia a dia.

Aqui na Tocalivros, você poderá escutar audiolivros que irão transformar seus trajetos, exercícios ou tarefas diárias para momentos de imersão e crescimento pessoal e profissional. Aqui estão algumas sugestões de audiolivros para você escutar em 2025:

Mergulhe em histórias incríveis este ano

Água de Barrela

As muitas mulheres negras presentes no romance Água de Barrela, de Eliana Alves Cruz encontram no lavar, passar, enxaguar e quarar das roupas das patroas e sinhás brancas um modo de sobrevivência em quase trezentos anos de história, desde o Brasil na época da colônia até o início do século XX. 

O título do romance remete a esse procedimento utilizado por essas mulheres negras de diferentes gerações e que garantiu o sustento e a existência de seus filhos e netos em situações de exploração, miséria e escravidão. A narrativa inicia-se com a comemoração do aniversário de umas das personagens após viver um século de muitas lutas, perdas, alegrias, tristezas e principalmente resiliência. Damiana, personagem central para a narrativa, cansada das batalhas constante e ininterruptamente travadas pela liberdade, se vê rodeada por sua família e se recorda dos tempos de lavadeira.​​

Manual de Persuasão do FBI

Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. 

Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais.Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? 

Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo?

As Extraordinárias Aventuras de Arsène Lupin – O Ladrão de Casaca

O livro que inspirou a série da Netflix!  Arsène Lupin é o mestre do crime. Ele se apresenta com diversos nomes, usa centenas de disfarces e emprega as mais audaciosas técnicas para ludibriar e convencer a todos. 

Dotado de grande carisma, irreverência, refinamento e inteligência superior, utiliza das qualidades para realizar os roubos mais improváveis, se tornando uma lenda do crime e ousando anunciar com antecedência alguns de seus delitos publicamente. Escrito por Maurice Leblanc, “As extraordinárias aventuras de Arsène Lupin”, o ladrão de casaca traz nove contos com as fantásticas histórias deste verdadeiro anti-herói. 

Tente resistir ao poder de sedução deste incrível ladrão e veja se consegue não se pegar torcendo por Arsène Lupin ou qualquer outro nome que esteja usando no momento!

A Última Princesa Andina

Amores e batalhas; reencontros e desaparecimentos; um misterioso amuleto e uma lenda que atravessa diversos séculos e países são os elementos desta fascinante história ambientada no coração dos Andes.

Em um remoto vilarejo peruano, aos pés da Vinicunca – a Montanha de Sete Cores –, vive uma pequena feirante camponesa. Wayra é uma jovem com uma missão e um grande amor, que ela demonstra por meio das músicas que toca na flauta de Pã: a comunhão eterna com a terra e tudo que dela emana.

Através dos relatos de seus antepassados e dos conhecimentos escondidos em uma biblioteca no deserto, descortina-se uma lenda, contada por gerações, que se conecta a Wayra de maneiras que nem mesmo ela imagina. Respostas perdidas nos manguezais brasileiros levam “a menina com nome de vento” ao encontro de seu destino e o dos povos andinos.

Girlboss

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay.

Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade, o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição.

A Compacta História do Mundo

Pré-História e primeiros seres; Civilizações Antigas; Egito; Grécia Antiga; Império Romano; Vikings; Idade Média e as Cruzadas; Impérios Maia, Inca e Asteca; Descoberta e Independência das Américas; Revolução Francesa; A Revolução Industrial; Revolução Russa de 1917, A Grande Depressão de 1929; Primeira e Segunda Guerras Mundiais; Guerra Fria, União Europeia e Atentados de 11 de Setembro. 

Esses e outros episódios marcantes da História são apresentados em linguagem simples e descomplicada de acordo com a ordem cronológica em uma linha do tempo que facilita a compreensão dos assuntos abordados e permite correlacionar os principais episódios da história da humanidade. 

Perto do Coração Selvagem

O romance de estreia de Clarice Lispector, “Perto do Coração Selvagem”, lançado em 1943, causou grande impacto no cenário literário brasileiro, proporcionando à autora aclamação imediata da crítica e de seus colegas escritores.

Íntima e universal, destemida e secreta, Joana, protagonista dessa história, “sentia o mundo palpitar docemente em seu peito, doía-lhe o corpo como se nele suportasse a feminilidade de todas as mulheres” e ela destoava do sistema patriarcal em que se encontrava inserida da mesma forma que Clarice se distanciava da literatura de seu tempo, ainda dominada pelo regionalismo e o realismo. 

Ambas, autora e protagonista, eram forças divergentes, porém não dissonantes, já que introduziam uma nova musicalidade, uma harmonia própria, poética e triunfal, na aspereza circundante, enquanto buscavam “o centro luminoso das coisas” sem hesitar em “mergulhar em águas desconhecidas”, deixando o silêncio e partindo para a luta.

Deste embate à beira do íntimo abismo, Joana torna-se uma mulher completa e Clarice, uma escritora singular e inimitável.

Inovação Emocional

A Inovação Emocional é um processo que se dá pelo autoconhecimento e requer coragem. É preciso topar o desafio de olhar para a sua história com honestidade e abertura para identificar a origem de padrões de comportamento que sabotam sua plenitude, seu sucesso e seu bem-estar.

Neste audiolivro, Heloísa Capelas ensina como a inovação interna, baseada num trabalho intenso e contínuo de autoconhecimento, acontece a partir da ruptura com crenças infantis e com uma reciclagem do nosso lixo comportamental. Encontre o caminho da autoconsciência para desenvolver autoliderança e autonomia emocional e, assim, obter resultados que impactam positivamente a sua casa, a sua empresa e, consequentemente, a sociedade e o mundo.

Flores da Batalha

“Flores da Batalha”, audiolivro de Sergio Vaz da Global Editora, com apresentação de Emicida, é uma obra que fala sobre o coletivo – a luta coletiva do homem e da mulher preta, da galera que pega ônibus 5:30 da manhã todo dia para trabalhar, das pessoas que sonham e lutam todos os dias pelos seus ideais, mesmo que sejam negligenciadas pelo sistema. Atualmente, não existe ninguém melhor para abordar esses temas na literatura contemporânea do que Vaz, também criador da Cooperifa.

Perdão – a arte de aceitar as pessoas como elas são

Neste volume da coleção “Dicas para uma Nova Maneira de Viver”, o reconhecido guru indiano, Osho, nos desafia a analisar e libertar de sistemas de crenças a que estamos condicionados, bem como dos preconceitos que limitam a nossa capacidade de levar a vida em toda a sua riqueza, considerando a maneira como enxergamos o que verdadeiramente significa o perdão. 

Com uma mescla de compaixão e humor, ele apresenta vários aspectos do perdão, como o perdão ideal versus real; o que vem a ser culpa, pecado e arrependimento; a acusação do outro e o “atirar a primeira pedra”; como ser uma pessoa dotada de moral, mas não um moralista; e perguntas e respostas sobre o perdão nos dias atuais.

Beatriz Gouvêa

Jornalista e Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, faz parte da equipe de Marketing da Tocalivros. Ama literatura latino-americana e brasileira, sendo entusiasta de tudo que envolve nossa região.

Deixe um comentário