Você sabe até onde a curiosidade pode te levar?

Você sabe como explorar a sua curiosidade da maneira certa? Será que essa atitude deve ser evitada? Vamos entender melhor o que é a curiosidade e qual a razão dela ser uma das chaves para o sucesso.

Uma Mente Curiosa é um relato pessoal de como o autor tornou-se um dos principais produtores de Hollywood, assim como um convite para que nós nos tornemos pessoas melhores tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Brian diz que estamos na era de ouro pois temos liberdade para fazer quase que qualquer pergunta e temos diversas ferramentas para descobrir as respostas que poderão abrir um mundo de curiosidade e aventura.

A curiosidade sempre torna uma pessoa mais capaz, a faz ter ideias, entre tantas outras coisas fenomenais. Você sabe como explorá-la da maneira certa?

Todo mundo deveria ouvir esse título para evoluir como ser humano, nele descobrimos a importância de ser uma pessoa curiosa, pois são nossas curiosidades que nos tornam capazes de irmos adiante.

Ser curioso é questionar, é sair da considerada zona de conforto e buscar sempre novas perguntas, descobrindo dessa forma novas respostas para a vida. Assim você conseguirá:

–  Chegar a algo novo

–  Se entender melhor

– Estar mais aberto a possibilidades

– Ser mais ativo no trabalho

– Mais positivo

O autor mostra que com o passar dos anos ficamos menos criativos e menos curiosos, o que é um erro grave.  Por isso é de extrema importância incentivarmos o pensamento crítico e curioso das crianças. Pois a possibilidade de fazer as perguntas certas para os problemas do dia a dia, só aumenta.

Não há porque minar a curiosidade delas, que estão prontas para ‘sugar’ as novidades do mundo e sempre estar um passo à frente.  Deixem que questione, que perguntem. Com o passar do tempo, perdemos esse olhar curioso, mas é de extrema importância retomar essa procura e instigar a nossa curiosidade para que possamos aprender cada vez mais. Sua mente curiosa te trará mais benefícios.

A curiosidade serve para continuarmos aprendendo e reagirmos as mudanças. Fazemos bem em manter a curiosidade e o interesse, sempre há um jeito de fazer melhor, de fazer diferente e a curiosidade pode te ajudar a explorar melhor não só o seu ramo de atuação, mas qualquer situação.

Devemos sempre treinar a nossa curiosidade e nutri-la. Há alguns pontos que nos ajudam nisso:

– Ler muito e sobre tudo

– Fazer planos

– Viajar para diversos lugares

– Questionar mais

– Estar atento a tudo e a todos

– Evitar cair na rotina

Isso faz cada vez mais nos instigarmos e sempre nos perguntarmos, não caindo na mesmice e descobrindo uma infinidade de coisas novas.

Brian Grazer, autor do livro, conversou com Steve Jobs, Barack Obama, a princesa Diana, Michael Jackson, Beyoncé e outros artistas, além de CEOs, espiões e ganhadores do Prêmio Nobel para o que chama de “conversa de curiosidade”. Essas conversas e relatos de curiosidade o ajudaram a se tornar um dos principais produtores de Hollywood e também servem como convite para todos nós acolhermos a curiosidade e abrirmos um universo de criatividade.

E você? Se considera uma pessoa curiosa? Confira mais desse título e deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.

 

“Quando o homem perder a curiosidade, a sensação é de que ele terá perdido a maioria das outras coisas que o fazem humano.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.