Veja nossas dicas e conselhos para estudar por conta própria e ter ótimos resultados no vestibular.

vest

Se você está aqui provavelmente você é um estudante que está se preparando para o vestibular.

Se você está se preparando para a tão sonhada aprovação no vestibular, você precisa ver todas essas dicas para ter uma ótima pontuação. A situação pode parecer ainda mais desesperadora e desafiadora para aqueles que estão se preparando para isso sozinhos, sem cursinho ou professores particulares. Mas calma, temos uma boa notícia! Essa realidade está mudando. Não é necessário estar em um bom cursinho ou ter bons professores particulares para garantir que irá passar na prova. Você poderá fazer isso por si próprio e com esforço terá bons resultados.

O número de aprovados em vestibulares que estudam sozinhos vem aumentando gradativamente. Segundo dados da Fuvest, 29,4% dos candidatos aprovados em 2009 declararam não ter feito qualquer tipo de curso preparatório. Já em 2013, o número aumentou para 37,5%. Seja por opção própria ou falta de recursos, muitos estudantes montam seu próprio plano de estudos e encaram sozinhos a pressão do vestibular.

Se você está dentro desse caso, não se preocupe, a tarefa não é impossível como se imagina. Por mais difícil que possa ser estudar em casa, com tantas atividades e objetos que podem desviar sua atenção, você deve manter um foco e conseguir se manter antenado com as exigências do vestibular, sem ter um professor que entregue o conteúdo mastigado para o aluno. Separamos algumas dicas para você se preparar para o tão esperado dia.

Selecionamos alguns pontos importantíssimos para que você tenha ótimos resultados e o primeiro e mais importante é ELIMINAR DISTRAÇÕES.

1Divida suas horas

Encontre as disciplinas certas para estudar, dividindo-as adequadamente durante as horas. O ideal é que o aluno estude duas matérias por dia, mesclando uma de exatas ou biológicas com uma de humanas. Outro fator importante, para evitar o desgaste e a falta de concentração, o estudo deve girar em torno de 6 horas diárias.

 

Monte um plano de estudos.2

Não só monte um plano, execute! É fácil montar um plano, com todos os horários e dias para estudar cada matéria, em uma folha de sulfite ou em um calendário, um cartaz, ou qualquer outro meio que você possa anotar para não se esquecer. O mais importante é executá-lo. Realmente cumprir a tarefa que você mesmo propôs. Marque em uma planilha os conteúdos já estudados, para evitar repetição. Lembre-se, só você tem a ganhar ou perder com isso. Então um esforço a mais, será em seu próprio benefício.

 Fontes alternativas aos livros e apostilas, são essenciais.

Procure coletar material de apoio, como apostilas de cursinhos, material de banca que possam lhe orientar com os conteúdos a serem estudados. Mas não se prenda apenas aos livros, procure outras fontes que possam te ajudar a estudar e se manter atualizado. Tendo foco e determinação, a internet pode ser sua grande aliada nos estudos! Você pode aproveitar seu tempo livre, não somente indo a festas e baladas, mas também complementar seus estudos de maneira diferente. Visite museus, assista um filme ou um documentário que complemente o que você estudou.

Macetes de vestibulares.

Refaça provas anteriores do vestibular, que são encontradas facilmente na internet, que está prestando para ter confiança e se familiarizar com os tipos de questões que costumam cobrar, reforce os pontos em que teve mais dificuldades nas provas e estude o que ainda não viu.

3Pergunte, tire dúvidas

Tenha sempre uma boa relação com seus professores, eles são seus verdadeiros aliados e essenciais para seus estudos.

Sair na sexta à noite ou aproveitar o tempo para estudar?

Essas e outra dúvidas são persistentes para os vestibulandos, estudar o dia todo ou fazer pausas? Aproveitar o final de semana para se distrair ou ficar estudando? Manter contas nas redes sociais ou deletá-las até conseguir a aprovação?

Não adianta ficar estudando desesperadamente, se você não descansa não há absorção de conhecimento e você fica sobrecarregado. Tenha uma válvula de escape para todo o nervosismo do vestibular, não se prive de sair com os amigos, mas também não perca o foco com os estudos. Reserve o número suficiente de horas para dormir e se distrair, para evitar ficar sobrecarregado e tenso durante os estudos. Saiba manter um controle e equilibrar o útil ao agradável.

Dicas de redação.4

Não basta apenas estudar as matérias humanas, exatas ou biológicas. Não se esqueça de guardar um tempo para a leitura dos livros requisitados pelo vestibular. Ter foco na redação é algo essencial e tem grande peso na avaliação de sua prova. Não basta deixar para criar a redação na hora da prova, o treino semanal é fundamental para te ajudar a formular o texto de maneira mais completa no dia da prova. Treine a redação de acordo com as regras do vestibular, respeitando limites de linhas e parágrafos. A leitura ampliará sua competência linguística de forma necessária para a construção de uma boa redação.

CUIDADO!

Com tantas informações que somos bombardeados todos os dias, precisamos tomar cuidado com a fonte da informação e a sua orientação ideológica pois pode levar a uma análise equivocada dos acontecimentos.

5Ao longo de todas as etapas, comente com amigos e familiares mais próximos todos os seus avanços e conquistas, compartilhar sua experiência pode aumentar sua motivação.

Confira quais livros seu vestibular exige e veja quais são audiolivros que estão disponíveis aqui na Toca!

Veja o episódio 18 do Bom de Orelha – Para os Professores.

Neste episódio Clayton explica como os audiolivros podem ajudar os professores na educação dos alunos. Como eles podem ajudar os alunos e também aqueles que possuem certos tipos de dificuldades.  Veja como os audiolivros podem ajudar vocês, professores, para lidar com obras de extrema delicadeza.

Comentários

comentário