Um Professor de Literatura Clássica que Sabe Aproveitar os Clássicos

10

Em todos estes anos em sala de aula, como todo colega, procuro sempre revisitar as matérias para adapta-la ao novo. O conteúdo pode ser o mesmo de sempre, mas, tendo uma nova roupagem, certamente será mais agradável ao novo aluno. Literatura não é uma matéria muito fácil de ser ensinada a quem chega ao Ensino Médio.

Sempre nos questionamos em como apresentar os Clássicos da Literatura. Mas, a princípio, pela diversidade de gostos e experiências, fica difícil definir o que é um clássico sem ser pedante. Mas há de se tentar, sempre. Então sempre procuramos uma maneira mais pedagógica. Enfim, um professor de Literatura Clássica trouxe uma proposta interessante!

Para sair um pouco da mesmice do “real” século XIX, Enéias Tavares ambienta seu clássico em um ambiente um pouco diferente do que estamos acostumados: o Universo Steampunk. Ora, para quem não é do restrito meio da literatura fantástica e dos diversos universos e grupos de steam, precisa de uma definição rápida.

O Universo Steampunk teve seus precursores ao longo do final do século XIX e início do século XX, mas formou-se como movimento em torno de 1987. O Steam, ou Vapor, é a tecnologia utilizada para a construção de todas as máquinas e engenhos e as histórias se passam geralmente em um cenário sombrio e pós-apocalíptico. Geralmente, os cenários mais comuns são a Inglaterra Vitoriana – Era do governo da Rainha Vitória, que vai de 1837-1901 – e o Velho Oeste Estadunidense.

Agora imagine, neste cenário, alguns dos principais personagens da Literatura Brasileira que estão envolvidos em uma trama repleta de mistério. Imagine agora, que este romance, ao contrário de muitos outros do século XIX, se passa em Porto Alegre dos Amantes, ao invés do eixo Rio-São Paulo. Imagine uma trama repleta de investigação, suspense, ação, aventura e mistério que não deve nada aos melhores roteiros. Temos tudo isso em um livro de Enéias Tavares!

Após uma excelente recepção crítica e vendas de peso, inclusive com um lançamento de suplementos escolar e um Card Game, A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison chega ao mundo do audiolivro através da Tocalivros. Lê-lo é um prazer inenarrável, somente agora, ouvindo, para termos uma imersão total neste universo que nos chega.

Digo de cadeira: este audiolivro está fantástico e com o adendo de despertar a curiosidade do ouvinte a procurar os clássicos que deram origem aos personagens. O melhor de tudo é que o acervo da Tocalivros pode nos ajudar nessa jornada pois, como já mencionei algumas vezes, a Toca tem um acervo fantástico em matéria de Literatura Clássica, com aquela produção de qualidade que já conhecemos.

Conheça o novo, conheça o clássico, conheça a literatura!

 

Mario Marcio Felix é carioca, formado em Letras Português/Latim e suas Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrando em Literatura Comparada. Atualmente trabalha com ensino médio, superior, pré-vestibulares e produção de podcast. Membro do Sphera Geek e colunista do mesmo blog.

Comentários

comentário