Por que o hábito da leitura faz bem para a saúde.

leitura-controi-sonho

Com certeza você já ouviu alguém dizendo mais de uma vez a frase “ler faz bem”. De fato, não podemos negar que o consumo de ler é ótimo para o cérebro e para os estudos. Mas não estamos falando do que você lê no Facebook, ou no Twitter. Somos bombardeados de informações de todos os tipos diariamente que acabam afetando nossa mente e desempenho.

Essa sobrecarga de informações ocorre quando somos submetidos em excesso à mídia, tecnologia e informação, o fato principal é que quando expostos a estas e outras milhares de informações e tecnologias não conseguimos nos desligar.

Para isso temos uma solução relativamente simples: desconecte-se. Se dê um dia de folga, elimine qualquer tipo de contato com a tecnologia e essas informações superficiais que acabam nos atingindo sem que percebemos. O resultado desse monte de superficialidade é que nós acabamos tendo dores de cabeça e ficamos esgotados tanto fisicamente quanto psicologicamente acarretando em decisões erradas. A solução para isso pode parecer um pouco assustadora (para nós que vivemos nessa bolha de informações online e que não conseguimos nos imaginar sem nossos smartphone e essas informações que na grande maioria são superficiais), mas definir limites ou até mesmo nos desconectar a qualquer meio de comunicação seria uma boa opção. Saia na natureza, pegue aquele livro que você comprou a anos, mas nunca teve tempo de ler.

No momento atual, estamos sofrendo com esses fatores que prejudicam a era humana, atrapalhado na educação e bem-estar das pessoas. O uso excessivo das redes sociais afeta tanto o estado mental como o físico, tornando-se um vício deixando de lado o bem viver e os prazeres de uma boa leitura, muito comum com a nova geração.

Para a grande maioria é muito difícil conciliar essas duas coisas: livros e internet. As pessoas, principalmente jovens e adolescente, não dão mais a mínima importância ao maravilhoso mundo dos livros. A atenção está totalmente direcionada à internet, redes sociais, e mais uma imensidão de coisas, grande parte sem utilidade alguma.

Muitas horas do dia acabam sendo desperdiçadas em vão na frente do computador, enquanto os melhores livros permanecem enfileirados, empoeirados e esquecidos na estante. Sabemos o quão viciante é postar fotos no Instagram, procurar uma música no Spotify, procurar vídeos no Youtube, curtir, comentar e compartilhar no Facebook, mas por mais que isso seja bom, não existem benefícios que pode trazer à nossa vida, e muito pelo contrário, acabam nos transformando em pessoas sedentárias e sem cultura.

Então vamos fazer assim, deixe o seu celular tocar, vibrar, deixe as mensagens do Whatsapp de lado por alguns minutos e dedique-se esse tempo à leitura. Um passatempo maravilhoso e que esse sim irá trazer muitos benefícios, como o aperfeiçoamento da fala e da escrita e o enriquecimento do conhecimento e do pensamento.

Se você não tem esse hábito, comece já. Não é difícil aprender a gostar de ler, e garanto que você só tem a ganhar com isso! Para adquirir o hábito de ler, deve-se avançar gradualmente, em vez de escolher um livro clássico composto por inúmeras páginas, comece lendo aquilo que mais lhe agrada. Romance, esporte, autoajuda, ficção, qualquer tema que lhe interessa é válido para abrir as portas à leitura. Veja a seguir 6 de muitos benefícios de como a leitura é uma saída e uma ótima forma de triplicar a qualidade de vida de uma pessoa.

 

1. Melhora o funcionamento do cérebro1

Sabemos que quanto mais lermos, melhor, porque mantém o cérebro ativo. Inúmeras pesquisas comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione cada vez melhor. É como fazer ginástica, só que para a cabeça. Um estudo feito nos Estados Unidos, descobriu que a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzida em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer. A leitura é uma ótima forma de estimular a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.

2.Estimula a criatividade2

Sabemos que quanto mais se ler mais inteligente fica, e não só isso, melhora a escrita, o vocabulário e não termina por aí a leitura é combustível inesgotável para a imaginação, ou seja, a criatividade também se desenvolve. Seja qual for o tipo de livro que lermos, vamos nos imaginar dentro da história, o cenário onde ocorre a ação, a imagem física dos personagens e vamos criar nosso próprio mundo.

3. Ativa o senso crítico

Com a leitura, é possível encontrar inúmeras respostas para diversas perguntas ou anseios que rodeiam a sociedade, viver histórias e ir a lugares onde nunca imaginados. Perguntas como “Por que o mundo é como é? Por que você pensa como pensa? ” São comuns quando você começa a questionar a vida e a sociedade, ou seja, quando começa a desenvolver seu senso crítico. O incrível é que com a leitura, nos introduzimos a realidades em diferentes épocas que acabam suscitando reflexões que talvez não teríamos se ficássemos sempre presos ao nosso cotidiano e à nossa rotina fixa. Dessa forma, a leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.

44. “Viver” outras vidas – Incentiva a empatia

A leitura faz com que você tenha uma capacidade de empatia, ou seja, ela permite que você “viva” muitas histórias que consiste basicamente em compreender e se solidarizar, emocionalmente, com um outro alguém. A vida real dificilmente possibilitará que você vivencie tantas coisas diferentes em tão pouco tempo, e a leitura pode provocar esse efeito e com isso aumentar nossa capacidade de sentir empatia. A razão é óbvia: quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém (mesmo que seja fictício) e podemos entender o que é ser aquela outra pessoa. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.

5. Reduz o estresse

 Hoje com a imersão e avanço da tecnologia, ficar conectado 24h por dia acaba sendo algo rotineiro e coloca nossa mente em estado de atenção 5contínua ficando cada vez mais difícil conseguirmos relaxar. Mas a leitura pode servir como uma atividade relaxante que diminui o nível de estresse e nos faz desligar desse mundo tão conectado. Aposto que você já pegou no sono depois de começar a ler algum livro, ou conhece alguém que já passou por isso, o fato é que a leitura faz com que você relaxe ajudando a pegar no sono mais facilmente, fazendo com que você acorde com mais disposição no dia seguinte.

6. Deixa uma marca eterna em sua vida

Todo mundo que gosta de ler tem ao menos um livro que considera um dos que “mudou a sua vida”. Seja pelo fato que o livro abriu seus olhos para algo, mudou sua maneira de pensar, o tornou fanático por algum assunto ou simplesmente fez com que quisesse ler mais e mais. Alguns livros tem a capacidade de nos mudar e deixar uma marca eterna em nossa vida, mas nunca se pode dizer que um livro não mudou em nós absolutamente nada. Você sabia que livros de autoajuda são importantes aliados no combate à depressão? Isso é provado cientificamente, o número de depressivos e, o mais importante, o grau de depressão diminui consideravelmente com a leitura de livros de autoajuda.

Uma recomendação importante é que você sempre tire proveito daquilo que lê, que reflita sobre o assunto abordado nas leituras, discorde ou concorde, converse com outras pessoas sobre seu ponto de vista. É uma ótima forma de colocar em prática o que você leu e exercitar sua argumentação e seu vocabulário.

Você é o que mais ganha com o aumento desta prática, que passarão a explorar realidade e mundos diferentes do seu.

A conclusão deste artigo, pode não te surpreender, mas a ciência comprova o que parecia mais do que óbvio: literatura faz bem para o cérebro.

Uma pessoa saudável certamente é bem informada e pratica hábitos saudáveis. Portanto, leia mais. É uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo vantajosa, diminui o estresse, expande a mente, prende a atenção, além de ser um ótimo exercícios para memória.

E você gosta de ler? Compartilhe conosco qual seu tipo de leitura preferida, algum livro que mudou a forma de pensar ou que abriu portas para o fantástico mundo dos livros.

Comentários

comentário