Comece com o objetivo em mente, 2º hábito, dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Se você busca crescer na carreira, abrir seu negócio, gerenciar sua vida e atingir seus objetivos no trabalho ou na vida pessoal. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes lhe darão suporte para você chegar onde desejar. Com a rapidez das mudanças e a correria do dia-a-dia, reclamamos da falta de tempo, e organização, entretanto Stephen Covey nos ensina que com vontade, dedicação e esforço, você pode sim, realizar tudo o que deseja, e ainda ter tempo para você.

Hoje falaremos sobre o Hábito 2 – Começar com o objetivo em mente, mas antes, você já conhece o Hábito 1? Já sabe como se tornar eficaz e proativo? Caso ainda não tenha lido, aconselho clicar aqui para conhecer Os 7 Passos para se Tornar uma Pessoa Eficaz e Proativa. Um audiolivro que poderá influenciar positivamente sua vida em diversos aspectos.

Se você continua por aqui, acredito que já conheça o real significado de proatividade, as formas de agir para encaminhar sua vida da melhor forma, como definir as prioridades e qual a importância de observar os resultados, certo? E então, qual foi o resultado que você observou durantes esses 30 dias de prática?

Se você conseguiu responder essas perguntas então você já está pronto para conhecer o Hábito 2: Começar com objetivo em Mente.

Nessa fase, você entenderá sobre o significado de começar tendo uma compreensão clara do destino, entender para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.

No começo do capítulo, o autor Covey, pede que você fique em um lugar reservado e silencioso e responda algumas questões que ele aborda. Imagine que você está em seu próprio velório:

  • O que as pessoas diriam sobre você nos discursos de despedida?
  • O que você gostaria de ser para você e para as pessoas que estão lá?
  • Qual o caráter gostaríamos que eles tivessem dito?
  • Qual papel você gostaria de ter desempenhado na vida dessas pessoas?

Anote suas conclusões para que possa entender melhor sobre o significado do hábito 2, ele se baseia em princípio de liderança pessoal, não só o gerenciamento (que abordaremos no próximo hábito), mas também a imaginação e a consciência.

Por isso, para começar com um objetivo em mente, significa:

  • Definir missões e valores
  • Projetar seus objetivos
  • Fixar metas pessoais e profissionais
  • Alinhar prioridades
  • Focar nas metas mais desejadas

A grande maioria das pessoas tem um propósito na vida: trabalhar para ganhar dinheiro pois a vida depende do dinheiro. Mas será que é dessa forma que temos que encarar esse mundo? Até porque a vida criou o dinheiro, como uma necessidade. Então o verdadeiro objetivo do trabalho é apenas ganhar dinheiro? Muito pelo contrário, o trabalho serve para realizarmos uma obra e conseguirmos conquistar nossos objetivos.

Há quem me diga que “Ah, mas trabalho e dinheiro uma necessidade! ” SIM! Mas não só isso, é a forma de se realizar como pessoa, pois apenas posses materiais não nos satisfazem. Se o dinheiro se torna um objetivo para você, então não é mais necessário se realizar pessoalmente? Então é preciso trabalhar a vida inteira para se satisfazer e no final ter apenas um pedaço papel cheio de números e informações?

Você não precisa utilizar o trabalho e o dinheiro de modo capitalista, mas sim para obter qualidade de vida. Sim, usar o dinheiro a seu favor para sua realização pessoal com organização financeira, estudo e planejamento.

Metas, planejamento e organização permite que tenhamos foco. Foco permite que acumulemos energia para alcançarmos o nosso objetivo. Mas para isso precisamos definir nossas missões. É preciso manter um equilíbrio, por isso use os 2 lados do cérebro: o esquerdo (lógico) e o direito (emocional). Para isso, existem algumas técnicas de perguntas que precisam ser questionadas por você:

  • O que você quer para você e para sua vida?
  • Você tem objetivos e planos para alcançá-los?

Você lembra quando, no começo do texto, falamos sobre “se imaginar no próprio velório” e fazer as devidas perguntas? Agora será que você consegue entender o porquê que o trabalho não é apenas para ganhar dinheiro e sim um jogo para conseguirmos alcançar todas as fases até chegarmos em nossa realização pessoal?

E as lições não terminam por aí, ouça todas as dicas e práticas do hábito dois com a assinatura ilimitada para ter princípios e ver as coisas de modo diferente além de aperfeiçoar ainda mais sua carreira com diversos outros audiolivros para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

 “Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos  

            O OBJETIVO EM MENTE. ” Stephen R. Covey