Guerras Mundiais, Relatos de Períodos Conturbados da História

guerra

guerra

Quando falamos sobre Guerras Mundiais, muitos audiolivros, filmes e séries veem a cabeça, com relatos de sobreviventes, narrando o terror que essa época representou na história da humanidade.

A Segunda Guerra Mundial, um dos maiores conflitos da História, também é um tema que mais desperta interesse do público em geral. Setenta anos após a morte de Adolph Hitler, as histórias passadas durante os anos em que o ditador nazista esteve no Poder ainda emocionam e chocam. Para recordamos um dos períodos mais conturbados da história mundial, selecionamos uma lista com alguns audiolivros com tramas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Você vai encontrar desdobramentos da guerra no Pacífico, como foi a guerra na Europa, o Dia D, o papel dos aliados, as estratégias e operações secretas e muito mais.

Depois de Auschwitz, de Eva Schloss

500x500depois-de-aushwitz

Conheça essa biografia de Eva sobrevivente que foi enviada para Auschwitz em seu aniversário de quinze anos. Eva foi amiga e irmã de Anne Frank. Sua sobrevivência depende de sua determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa. Elas procuram desesperadamente pelo pai e pelo irmão de Eva, de quem haviam se separado.
Este é um depoimento honesto e doloroso de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto. As lembranças e descrições de Eva são sensíveis e vívidas, e seu relato traz o horror para tão perto quanto poderia estar. Mas também traz a luta de Eva para viver carregando o peso de seu terrível passado, ao mesmo tempo em que inspira e motiva pessoas com sua mensagem de perseverança e de respeito ao próximo – e ainda dá continuidade ao trabalho de seu padrasto Otto, pai de Anne Frank, garantindo que o legado de Anne nunca seja esquecido. Ouça aqui um trecho, ou clique aqui para ter acesso ao audiolivro completo.

 

Dois Irmãos, uma Guerra, de Ben Elton

500x500-dois-irmaos-uma-guerra

Dois Irmãos, Uma Guerra é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 – um judeu e seu irmão adotivo ariano -, criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial – um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico – e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado? Ouça aqui um trecho, ou clique aqui para ter acesso ao audiolivro completo.

 

O Assassinato do Arquiduque, de Greg King e Sue Woolmans

500x500-o-assassinato-do-arquiduqueNo verão de 1914, três grandes impérios dominavam a Europa: Alemanha, Rússia e Áustria-Hungria. Quatro anos depois, todos haviam desaparecido no caos da Primeira Guerra Mundial. Um acontecimento precipitou o conflito e por trás dele havia uma trágica história romântica.

Quando o herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Fernando, casou-se por amor contra a vontade do imperador, ele e sua esposa, Sofia, passaram a ser hostilizados e evitados. Os projéteis disparados em Sarajevo não apenas puseram fim à sua história de amor, como também levaram à guerra e desencadearam outros conflitos nas décadas seguintes. Num brilhante cenário de luxo e ostentação, O Assassinato do Arquiduque combina histórias da realeza europeia, romance comovente e crime político num palpitante retrato do fim de uma era. Cem anos depois, esta obra desvenda a surpreendente verdade por trás dos assassinatos, inclusive a cumplicidade da Sérvia, e passa em revista boatos de conspiração e negligência oficial.

Desafiando mitos, e filmes sobre o tema ao longo de um século, O audiolivro Assassinato do Arquiduque se apresenta como uma história real de amor profundamente humana, destruída pelo crime, pela revolução e pela guerra. Ouça aqui um trecho, ou clique aqui para ter acesso ao audiolivro completo.

Carrasco de Hitler, de Robert Gerwarth

o-carrasco-de-hitler500x500Conhecido como “O Carrasco de Hitler” e também chamado de “O Açougueiro de Praga” pelos tchecos, Reinhard Heydrich foi personagem central do mais criminoso genocídio da história moderna: o Holocausto, no entanto, tem recebido uma atenção incrivelmente modesta na extensa literatura sobre o Terceiro Reich, o que este audiolivro visa corrigir. Com a descoberta de documentos ainda não publicados, o historiador Robert Gerwarth fornece novas informações sobre a vida pública e privada de Heydrich, mostrando que, mais do que executor ou carrasco, ele foi responsável por formular políticas adotadas pelo governo nazista, e por encontrar e implantar uma solução final para a questão judaica; juntamente com o seu superior, o Reichsführer SS Heinrich Himmler, se tornando o segundo homem mais perigoso do Terceiro Reich. Ouça aqui um trecho, ou clique aqui para ter acesso ao audiolivro completo.

Esta seleção de audiolivros reflete um pouco mais desse período que marcou a história da humanidade, e serve como um lembrete para que jamais nos esqueçamos que em uma guerra, jamais temos vencedores. Comentem abaixo a seleção dos audiolivros e compartilhem outras sugestões de audiolivros de guerras que vocês também gostaram.

 

Comentários

comentário