Garantido! Super memória em poucos dias. Agora você pode!

Durante séculos a memória foi considerada uma das funções mentais mais valiosas. Sabemos que muitas pessoas têm problema em se recordar das coisas e provavelmente a lembrança que temos pode ter sido retorcida e alterada.

A memorização não é uma habilidade inata, mas sim aprendida. Não se preocupe caso você se considera a pessoa com a pior memória do mundo: isso tem solução e você poderá melhorar.

Mas hoje falaremos sobre a memória visual. Você sabia que qualquer pessoa pode ter uma memória eidética? Ou melhor, uma memória fotográfica?

Ao contrário do que muitos acham, é mito dizer que a memória fotográfica é algo que já se nasce ou tem um dom maior para isso.

Mas se não é algo que se desenvolve naturalmente nas pessoas como é possível ter essa técnica? É possível treinar a mente para lembrar de detalhes e fatos do cotidiano, e como fazer isso?

Alberto Dell’Isola, primeiro brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Memória, quebrando recordes latino-americanos e autor do audiolivro Mentes Geniais diz que é mito dizer que algumas pessoas possuem memória fotográfica.

Esse é um tema polêmico para os leigos que acham que a memória fotográfica é um dom que se desenvolve por si só. Ao contrário do que se imagina isso é um mito, não existem pessoas que tenham memória fotográfica e sim pessoas que desenvolveram um sistema de memorização para terem mais facilidade em memorizar esses momentos. É possível usar sistema de codificação para cada detalhe.

Mas então como ter uma memória eidética, ou melhor, uma memória fotográfica?

A seguir apresentaremos alguns métodos para você treinar e aumentar sua capacidade de memorização.

 

Método do quarto escuro

Para essa técnica você vai precisar de um pedaço de papel com um recorte que caiba um parágrafo de texto, um livro ou revista e um local confortável que seja possível ligar e desligar a luz facilmente.

Ajuste o papel de modo a exibir o texto que deseja memorizar. Apague a luz e deixe com que seus olhos se acostumem com a escuridão. Olhe para o parágrafo, acenda a luz e em seguida, desligue novamente. A imagem permanecerá em seus olhos. Pratique esse exercício 15 minutos todos os dias e veja a capacidade de olhar um texto e memoriza-lo na mesmo hora.

 

Método de Loci, também chamado de Palácio da Memória ou “Mapeamento Mental”

A palavra Loci significa local ou lugar. Ou seja, para usar esse método exige que você se lembre de lugares ou locais.

Visualize um espaço familiar, pode ser sua casa, seu local de trabalho ou qualquer outro lugar. Escolha 5 itens deste espaço e atribua números a cada um desses itens. Por exemplo: 1 – mesa; 2 – cadeira; 3 – sofá; 4 – ventilador; 5 – pia, etc… Siga sempre uma ordem para quando você se lembrar do cômodo, se lembre também da ordem e do número.

Agora é só preencher, imagine o que você quer se lembrar e associe a memória com um dos itens que você definiu.

 

Sistema de Peg

Essa técnica é bem similar ao método de Loci, é uma associação entre o que você quer memorizar e o que sua mente já sabe. O primeiro passo pode ser palavras que rimem com cada número ou até mesmo a forma correspondente de cada número. E então associe as rimas com os artigos que você precisa se lembrar de comprar (por exemplo) e imagine a cena.

Você pode aprender mais sobre o PEG no audiolivro Mentes Geniais de Alberto D’Isolla

 

Associe itens

Os métodos acima ajudaram a memorizar poucos itens, mas e para memorizar uma lista desses? Como fazer? OK, vamos lá. Se você quiser memorizar muitos itens, monte uma história improvisada na sua mente.

Você precisa ir ao mercado comprar:

  1. Papel higiênico
  2. Suco de uva
  3. Ketchup
  4. Sabão em Pó
  5. Óleo de cozinha
  6. Esparadrapo

 

Agora faça uma cena na sua cabeça que envolva esses itens. Ou seja, você está indo em uma festa a fantasia enrolada em papel higiênico, imitando uma múmia, tomando suco de uva em uma taça como se fosse sangue de alguém, todo sujo de “sangue” feito de ketchup e quando você chegar em casa você vai precisar lavar toda a “fantasia” com sabão em pó. Você está com fome, e aproveita para fritar uma batata frita, enquanto a roupa está na máquina. Porém o óleo espirra e você precisa urgente passar a pomada de queimadura e tampar com o esparadrapo…

Loucura, não? Mas faça o teste com os itens que você precisa. Quanto mais absurda a história, maior chance de se lembrar dela.

Esses são os métodos visuais para uma memória fotográfica, mas existem outras técnicas e sistemas para memorizar, por exemplo, um discurso. Como fazer? Então ouça as dicas de Alberto Dell’Isola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.