Em memória a criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, dia 11 de agosto celebra-se o Dia do Advogado.

advogado

dia-do-advogadoVocê sabia que dia 11 de agosto é o dia do advogado? É isso mesmo. 11 de agosto é o dia para homenagear os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça. Essa data surgiu como homenagem aos profissionais da advocacia, no dia em que foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, em 1828, quando Dom Pedro I criou o primeiro curso de Direito no país.

O respeito pela profissão na época era tão grande que comerciante de restaurante começaram a custear as despesas dos estudantes que frequentavam seus estabelecimentos, uma tradição entre advogados comerem e beberem em bares e restaurantes sem pagar a conta. Mas como pode os profissionais que cuidam das leis, saírem infringindo às leis? Vamos voltar a época de Dom Pedro I. Após a independência do Brasil o país ganhou a suas próprias leis em 1824, quando foi redigida a primeira Constituição brasileira. Nasceu então o tradicional Dia da Pendura, para homenagear este marco. Mas como o passar dos anos, o número de alunos no curso aumentou muito, causando prejuízo aos comerciantes, motivo pelo qual deram fim à brincadeira.

No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Foi das faculdades de Direito que saíram nomes como Ariel de Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Pontes de Miranda, Sílvio Romero, Tobias Barreto e muitos outros.dia-do-advogado-1

E vocês futuros advogados, que estão se preparando para prestar concursos, conheça nossa seleção de audiolivros de direito e legislações, clicando aqui.

É… futuros advogados, todas as noites em claro, fins de semana de estudo e muito trabalho, podem ter certeza que estes sacrifícios valerão a pena para ser um excelente profissional!

E para você, que está se preparando para prestar concursos, veja só o Episódio 22, do quadro Bom de Orelha. Clayton Heringer ensina você pode aumentar sua capacidade de memorizar fatos e como ler mais rápido.

 “Representante da justiça, da liberdade e da cidadania! Seu trabalho é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva. Muito obrigado pela dedicação e empenho. Feliz Dia do Advogado!”

Comentários

comentário