Dicas para pais e professores para que as crianças aprendam a ler mais rápido e tomem o gosto pela leitura.

lerpcrianca

Audiolivro é uma forma interativa e dinâmica para que as crianças tomem o gosto pela leitura desde cedo.

Contar histórias e ler em voz alta é uma verdadeira forma antiga das artes e são ótimas fontes maravilhosas de experiências. É um momento muito especial para as crianças sendo um modo de estimular o gosto pela leitura e a paixão pelos livros sendo um meio de ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca.

Conheça algumas estratégias para melhorar o desempenho da leitura oral e manter a audiência da criança interessada.

Histórias contadas ou lidas são essenciais para o impulso inicial que mais tarde a atrairá para o universo da leitura. Existem livros infantis que são simplesmente fantásticos que não são apenas para divertir a criança, mas que também que a ajude em seu desenvolvimento e aprendizado.

Quando for ler para seu filho ou aluno, escolha um livro que seja levemente desafiador em relação ao nível de leitura da criança. Isso fará com que ela entre em contato e se familiarize com novas palavras, narrativas e personagem diferentes. Encontrar o livro certo é muito importante pois é uma forma divertida de começar o processo junto do pequeno leitor e é dessa forma que ele tomará o gosto pela leitura.

Além da escolha certa do audiolivro, escolher o lugar ideal para ler é fundamental para evitar distrações.

Mantenha seu pequeno leitor atento do início ao fim com a leitura oral.

A energia e animação da forma com que o livro é lido é importante para o aprendizado e entendimento sendo fundamental para que a criança mergulhe na história e interaja com os personagens. Não tenha vergonha de criar vozes diferentes para cada personagem e outros sons para a dramatização isso é uma forma para que a criança fique centrada, interessada e motivada a querer saber sempre mais da história.

É importante relembrar que existem crianças que apresentam dificuldades em ficar sentadas lendo. Por isso enquanto para uma é mais fácil ler, para outra seja mais fácil ouvir. Não é por este motivo que fará com que a criança não tenha acesso ao mundo da leitura, isso pode ser contornado através de audiolivros. Além disso é uma ótima solução para os pais que não conseguem se dedicar frequentemente para esse tipo de atividade com a criança. O audiolivro pode fazer esse papel para que a criança tome o gosto pela leitura.

Compreender a audiência é fundamental

Sentar-se em silêncio e ler ou ouvir a história pode não ser tão fácil para algumas crianças. Mesmo ouvindo a história e brincando é possível que seu filho esteja prestando atenção, interagindo com a história dentro de suas ações. Não precisa, necessariamente, ser um momento de sentar e ficar apenas ouvindo. Permita que a criança ouça e responda a história de modo criativo e energético.

A literatura infantil, principalmente os contos de fadas, podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta.

É através dos personagens do conto que a criança saberá compreender a distinguir certos valores básicos de conduta humana e do convívio social.

Com histórias de heróis e heroínas, a criança é levada a resolver sua própria situação, superando o medo que a atrapalha, ajudando enfrentar os perigos e ameaças que sente em sua volta.

Contos diversos como os assuntos atuais, ecologia, igualdade, homossexualismo e outros assuntos que fazem parte do século XXI são assuntos que já podem ser mencionados para as crianças de forma divertida, mas com a essência do tema atual.

rubem

Um exemplo disso, são os títulos de Rubem Alves, um grande escritor e apaixonado pela educação infantil que consegue sintetizar a história da humanidade em livros infantil. Seus títulos abordam questões existenciais de maneira delicada com uma linguagem simples para que a criança consiga compreender o tema de forma leve.

Um exemplo é o audiolivro A Lagartixa e o Dinossauro, que fala sobre o consumismo, e de como o excesso pode ser prejudicial para o planeta terra e para a civilização humana. Outra história bem interessante é o audiolivro O Gato que Gostava de Cenoura, que fala sobre a vida de um gato que tem uma dificuldade que é bem diferente do que outros gatos. Ele busca um tratamento que mude ele. Ele não queria ser que nem os outros. Não podemos mudar aquilo que é simplesmente natural, devemos fazer com que as crianças entendam o que são essas mudanças e aceitar o seu 1próprio eu, inserindo-as em um debate do século XXI. As obras de Rubem Alves irão educar seu filho de forma positiva, respeitando as diferenças e aceitando o que é natural.

Conheça esses títulos e muitos outros do Rubem Alves, clicando aqui.

Clayton Heringer, no episódio 25 do Bom de Orelha fala um pouquinho sobre os títulos de Rubem Alves. Dá só uma olhada!

Outra obra que é muito importante para o aprendizado das crianças é a obra de Monteiro Lobato que foi o iniciador da editoração literário no Brasil. Seu objetivo esta baseado na verdade de que é necessário saber para crescer, não apenas biologicamente, mas culturalmente, pois só é culturalmente livre quem tem conhecimento. A série de Reinações de Narizinho, disponível aqui na Tocalivros foi um impulso à série que seria protagonizada no Sítio do Picapau Amarelo.

Reinações de Narizinho conta as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo.

Conheça a série completa de Reinações de Narizinho clicando aqui.

No episódio 15, Clayton conta um pouquinho mais sobre a série Reinações de Narizinho. Veja só:

A leitura em voz alta pode ser uma ferramenta muito importante para o começo da educação de uma criança. Lembre-se que mostrar o seu amor pelos livros sempre será um estímulo para encorajá-lo a explorar o mundo da literatura e melhorar suas habilidades de leitura.

 

 

Comentários

comentário