Descubra a melhor forma de aprender

menina-que-escuta-a-musica-e-sua-mae-a-observa_1157-957

Você já reparou que grande parte dos estudantes aprendem melhor quando ouve do que quando lê algo? Para pessoas que são mais orais ou que tem alguma dificuldade para ler, é difícil se prender a um livro, então ficar motivado acaba sendo essencial para desenvolver a leitura. Alguns preferem a leitura, outros preferem a audição, é uma escolha muito pessoal. E cada um tem uma forma que mais aproveita e retém o conteúdo. Mas nós temos algumas dicas para aqueles que estão dispostos a experimentar algo novo.

Uma ótima forma de estimular o desenvolvimento e gosto pela leitura, é incorporando audiolivros nas salas de aula e em casa. Tais estímulos promovem um vocabulário forte, compreensão e ajuda muito ter um modelo de pronuncia e ritmo de leitura. Muitas crianças com dificuldade de leitura ao escutar livros, são capazes de ouvir algo com um grau de dificuldade até mesmo maior. O que os dá uma maior segurança e conforto com a literatura.

Uma outra opção bem legal é ler e ouvir ao mesmo tempo, assim a criança ou o jovem tem mais contato com a forma correta de se escrever e pronunciar. Até mesmo para os adultos essa é uma opção muito interessante, por possibilitar uma leitura mais rápida, eficiente e muito menos tediosa.

Lembre-se que para prender mesmo a atenção dos jovens é necessário que seja algo que eles realmente se interessem. Como diz Ricardo Camps, um dos fundadores da Tocalivros: “Não há criança que não goste de ler, somente criança que não encontrou o audiolivro certo.”

Fizemos uma seleção de audiolivros para os pequenos:

alice-no-pais-das-maravilhas-lewis-carroll-varios-100038

historia-do-mundo-sem-as-partes-chatas-dave-rear-paulo-de-pontes-100116

jack-o-estripador-em-nova-york-stefan-petrucha-100603

lua-e-sol-nilson-jose-machado-miriam-kass-100428

a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-julio-verne-guilherme-lopes-e-elenco-100036

o-livro-dos-lobisomens-gilbert-campbell-bernard-capes-e-frederick-marryat-x-100568

Para mais, acesse o nosso site.

Comentários

comentário