Conheça a melhor forma de aprender sobre a história do Brasil

proclamacao-da-republica

O último audiolivro da trilogia, 1889, agora também lançado na Tocalivros. Contando de forma simples o fim da monarquia, abolição da escravatura e começo da República.

 

A proclamação da república foi consequência de um governo que não possui mais base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A data teve uma figura marcante, Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório.

Laurentino Gomes, autor da trilogia da História do Brasil de maior sucesso no país, conta os acontecimentos marcantes de 1808, 1822 e por fim 1889. O resultado é leve e atraente que privilegia episódios marcantes do passado. Com uma abordagem jornalística da história, a obra apresenta uma linguagem leve e sedutora, como se fosse uma obra de ficção ou romance visando atrair um público mais amplo.

5001889O audiolivro aborda uma data fundamental para a história brasileira, 15 de novembro de 1889, dia em que foi derrubada a Monarquia e instituída a República e mostra o desenrolar do governo de D. Pedro II e os acontecimentos seguintes.

A trilogia do autor teve a capacidade de atingir um público mais amplo, uma contribuição que precisa ser levada em consideração pois devemos ressaltar que o interesse pela História está cada vez mais crescente.

Seria um equívoco pensarmos que a obra por ser escrita em uma linguagem mais leve e voltada para um público maior se reduza a mera informação e entretenimento. O próprio autor afirma “Uma sociedade que não estuda história não consegue entender a si própria porque desconhece suas raízes e as razões que a trouxeram até aqui”. Um pouco adiante, conclui: “O estudo da história é hoje, talvez até mais do que qualquer outra disciplina, uma ferramenta fundamental na construção do Brasil dos nossos sonhos em um novo ambiente de democracia”.

A obra vale a pena ser ouvida por professores, alunos de diferentes níveis de ensino e por qualquer pessoa, não apenas de perspectiva acadêmica, mas que queira entender mais sobre suas raízes.

Ouça um trecho, ou clique aqui para ouvir 1889 por completo.

Confira nossa matéria sobre Laurentino Gomes e suas obras, clicando aqui.

Comentários

comentário