Como memorizar nome e fisionomia de pessoas? Técnica permite memorizar sem jamais esquecer.

Memorização de nomes e rostos

Muita gente diz que esquece facilmente o nome das pessoas. Você já se sentiu constrangido por saber que conhecia a pessoa, mas não se lembra o nome dela? Geralmente nos lembramos com clareza o rosto da pessoa, mas dificilmente nos lembramos do nome.

Isso acontece porque temos mais contato com a fisionomia do que com o nome da pessoa. Por exemplo, vamos supor que você esteja em uma reunião de negócios. Você passa 60 minutos olhando para a pessoa, mas durante a reunião você menciona o nome dela 2 vezes. O que é mais provável? Recordar o rosto, ou o nome? Esse é apenas um de alguns motivos que isso acontece. Por isso que a tarefa de se lembrar o nome das pessoas não é algo fácil…

Aqui iremos abordar algumas técnicas de memorização, mas ela não funcionará caso você não crie um certo interesse pelo nome da pessoa.

Um fator muito importante é criar o hábito de ouvir bem o nome de quem está se apresentando. Não tenha receio em pedir para que a pessoa repita caso não tenha ouvido bem. Tente encaixar sempre o nome da pessoa no meio da conversa e se despeça também repetindo o seu nome. Isso é uma forma simples que já te ajudará a memorizar o nome.

Existem outras abordagens para a memorização de nomes e rostos. O princípio é simples: visualizar uma cena que envolva o nome da pessoa e seu rosto de forma que facilite a memorização de ambos.

Alberto Del’Isolla da duas dicas:

Caso você conheça alguém com esse nome.

Uma técnica bastante útil no dia a dia. É mais difícil esquecer o nome de uma pessoa que acabamos de conhecer que tem o mesmo nome de pessoas muito próximas a nós. Vamos supor que você acaba de ser apresentado a alguém que tenha o mesmo nome da sua mãe, provavelmente esse fato lhe chamará mais atenção e fará você se recordar mais facilmente.

Caso tenha sido apresentado a alguém que tenha o mesmo nome que um amigo, elabore uma associação visual entre a pessoa que você acabou de conhecer com a pessoa que você já conhece. Crie mentalmente uma cena para que a recordação seja muito mais precisa.

Caso você não conheça ninguém com esse nome.

Pode ser que você não conheça ninguém com o mesmo nome da pessoa que acaba de ser apresentada.

Você pode dividir em 2 tipos.

  1. Nomes com significado embutido
  2. Nomes sem nenhum significado

Nomes com significado embutido

Pode ser que você seja apresentado a alguém com um nome diferente, porém que tenha um significado bem definido.

Por exemplo: Rosa, Machado, Íris. Nomes que podem ser facilmente visualizados. Basta criar uma relação entre o nome e visualizar alguma cena com esse objeto. Vamos aplicar, por exemplo: Você pode imaginar o nome da Rosa cheio de rosas em volta, ou até mesmo a própria Rosa (pessoa recém-apresentada) carregando rosas (uma flor). Quanto mais esquisita for a situação mais chance e facilidade de se lembrar do nome.

Nomes sem significado

E se nos apresentarem alguém que não nos remeta a nenhuma imagem? Nomes como Bernardo, Leonardo, Jonathan, Iolanda não são facilmente visualizáveis. Neste caso faça gatilhos com o nome, substitua por uma palavra que seja foneticamente semelhante. Veja alguns exemplos:

  1. Bernardo = Bebe
  2. Leonardo = Leopardo
  3. Jonathan = Jota
  4. Iolanda = io-iô
  5. Renata = Rena

Agora forme em sua cabeça, imagens com esses gatilhos de nome que você fez.

  1. Bernardo sendo um Bebe
  2. Leonardo correndo como um leopardo
  3. Jonathan segurando uma letra J.
  4. Iolanda brincando com um io-iô
  5. A Renata puxando o trenó do Papai Noel.

E assim por diante, lembre-se de associar o nome junto com os gatilhos e também com as características físicas de cada uma das pessoas. Quanto mais exagerada a comparação, maiores chances de se lembrar, então seja criativo sem medo!

É praticando que se aprende. Então vamos lá?

Abaixo você irá aplicar tudo o que aprendeu neste artigo e irá memorizar o nome das pessoas abaixo e irá identifica-las (em outra ordem).

 

 

 

Agora que você memorizou, completo o quadro abaixo com o nome de cada uma delas.

 

Essas são algumas dicas para memorizar nomes e rostos. No audiolivro Mentes Geniais de Alberto Dell’Isola você encontrará outros exercícios e dicas para ocasiões específicas. E então? Como se saiu nesse exercício? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.