Como anda sua memória? Confira técnicas para memorizar tudo o que você precisa.

memorizacao

Você sabe o que fazer para melhorar sua memória? Em um tempo de tanta correria e preocupação, a tendência é sempre perder o foco com o que precisa de foco.

Sabemos que a capacidade de memorização não é igual para todos, há quem tenha sérias dificuldade com isso e infelizmente não está ao alcance de qualquer um.

Estudar durante horas e horas e depois não gravar esse conteúdo na mente é um dos maiores problemas dos estudantes, concurseiros e para muitas outras pessoas. É a qualidade do seu estudo que vai fazer com que você compreenda tudo e não a quantidade de horas que você estudou. É melhor você estudar 1 hora por dia de maneira eficiente do que estudar o dia inteiro sem absorver nada.

Para obter êxito em provas não basta apenas estudar, mas sim alcançar uma maior capacidade de memorização sob aquilo que se aprende, exercitando o cérebro e treinando a memória para absorver grandes quantidades de conteúdo. O bem-sucedido em provas não é aquele que mais estuda e, sim, aquele que possui a maior capacidade de memorizar aquilo que aprende, por exemplo, o estudante de um concurso público não vence pelo maior QI que possui e, sim, pela sua maneira mais eficiente de estudo, estudando e memorizando a maior quantidade de conteúdo que os demais concorrentes. O que realmente importa não é o quanto você estudou, mas sim a maneira como estudou.

Pesquisas mostram que lembramos apenas 10% do que aprendemos. Os outros 90% são esquecidos rapidamente logo depois que aprendemos. Mas, infelizmente, não adianta nada escrever este argumento no vestibular e achar que vai passar na faculdade ou tirar uma boa nota com esse discurso, principalmente no ensino tradicional.

Vamos ao que interessa! Tem que estudar determinada matéria, mas tem dificuldade em reter informações importantes? Antes de qualquer coisa, você precisa certificar-se que o conteúdo está realmente sendo estudado. Não basta apenas folhear ou passar os olhos sobre o texto, sem concentração nada será absorvido.

Selecionamos algumas técnicas que vão ajudar você a memorizar as coisas que aprende para sair na frente.

1– Concentre-se

Para começo de conversa, pode parecer clichê, mas é fundamental manter a concentração! Foque no que está estudando e deixe o celular de lado. Ignore as notificações, se você estiver distraído ou cansado, é muito mais difícil para o cérebro fixar o conteúdo com o qual você está lendo.

– Faça conexões entre o que você aprendeu e o que você já sabe

Uma maneira de fixar algo novo é fazendo comparações ou assimilar com outras palavras que você já saiba ou conheça. Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica. Fazer associações e vínculos também é útil para decorar listas, números e assuntos com muitos detalhes.

– Ler e ouvir não bastam

Você conhece alguém que quando explica o conteúdo acaba entendendo melhor o assunto do que apenas lendo? Pois bem. Você sabia que a melhor maneira para aprender é discutir em grupo ou ensinar o que está tentando aprender? É muito mais fácil se concentrar quando está conversando com alguém sobre um tema ou explicando aquilo.

2– Anote e Grave o que memorizar

Para se familiarizar com aquilo que tem que memorizar escreva várias vezes as informações até que o assusto fique mais claro na sua mente. Fazer uma gravação daquilo que tem que memorizar pode ser útil para reter mais facilmente as informações. Você pode ouvir essas gravações enquanto estiver fazendo outras tarefas. Desta forma você vai manter as informações na cabeça e não terá que dedicar tanto tempo exclusivamente a isso, podendo dar atenção às suas outras responsabilidades. Além disso, outra alternativa que pode ser muito pertinente é fazer anotações enquanto ouve suas gravações.

– Reflita sobre o que você aprendeu

Fazer pausas durante o estudo é fundamental. Nessas pausas você pode reservar 15 a 20 minutos para refletir sobre o que você acabou de aprender. Isso vai ser como um bom diagnóstico do que você conseguiu aprender com facilidade e o que você ainda não conseguiu entender muito bem. Dessa forma, basta retomar o assunto e pesquisar o que ainda não ficou tão claro para que você não tenha mais dificuldades com o tema. Releia, revise e simplifique o tema que acabou de aprender. Leia e explique o que aprendeu em voz alta para ter certeza sobre a clareza do tema.

3Escreva o que lembra

Depois de estudar e ler sobre o tema, escreva o que você lembra sem nenhum auxilio de seu material. Escreva tudo o que guardou na sua memória durante esse tempo. Isso vai ajudá-lo a reforçar o que deve ser memorizado.

Ensine alguém

Após memorizar grande parte do conteúdo estudado, teste e reforce seus conhecimentos tentando ensiná-lo a alguém ou a si mesmo. Tudo é válido neste ponto, explique para seu irmão, para seu primo, para qualquer outra pessoa, fale alto, explique para você mesmo, na frente do espelho, andando de um lado para o outro. A auto explicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e transforma-las em conhecimento. É ainda mais benéfico para que você memorize ainda mais o conteúdo

resize-of-supermemoria-voce-tambem-pode-ter-umaAprofunde ainda mais essas e outras técnicas de memorização com este audiolivro. Basta ouvir com atenção as lições ensinadas passo a passo, coloca-las em prática e aplica-las em seu dia a dia. As mais eficientes estratégias de memorização agora estão disponíveis em áudio. Ouça um trecho, ou clique aqui para ouvir todas as técnicas por completo.

300x300-memorizacao

Neste audiolivro você terá contato com mecanismos e exercícios práticos que ajudarão a melhorar sua concentração. Técnicas simples para memorização de imagens, versos, discursos, números e fórmulas serão apresentadas neste audiolivro, bem como maneiras de otimizar os seus estudos, fixar o que lê, decorar regras gramaticais, aprender idiomas etc. Você compreenderá melhor o funcionamento do cérebro, pois será apresentado uma série de técnicas que ajudarão nas mais diversas tarefas do seu dia a dia. Ouça um trecho, ou clique aqui para o audiolivro completo. 

 

No episódio 22 do Bom de Orelha, Clayton fala sobre como ler mais rápido e memorizar ainda mais. Confira só:

 

Comentários

comentário