A melhor produtora de audiolivro e a experiência de audiobook em 3D

Era comum, nos anos 1980, o fato de pessoas lerem livros falados através de discos e fitas cassete. Com o passar dos anos, essa “revolução” chegou em algumas editoras brasileiras que começaram a investir em livros em CD, pelos anos de 2000.

Na Alemanha, o audiolivro em CD ainda é popular, porém, com a modernidade e avanço da tecnologia, esse sistema de leitura vem se adaptando para o formato digital nos smartphones através de aplicativos, e possível ouvir seus livros favoritos em qualquer lugar e qualquer hora usando apenas o seu celular.

Por mais que os estrangeiros ainda estão no topo do ranking de maiores leitores, os brasileiros estão com tudo para mudar este cenário. O mercado editorial brasileiro tem apostado cada vez mais no surgimento dos audiolivros no país e atualmente vem impulsionando essa nova proposta de literatura otimizada de maneira mais revolucionária. Uma modalidade que vem dando muito certo no mercado e ocupando espaços no dia a dia das pessoas

Em pleno ano de 2018 o audiobook está mais vivo do que nunca e a popularidade cresce significativamente tanto no Brasil quanto no exterior e tendem a dobrar nos próximos anos.

Todo o cuidado com a produção de um livro em áudio é muito importante. Por mais que pareça um processo simples, não é. Apenas ler o livro em voz alta não é o suficiente.

A Tocalivros se importa com a narração profissional e não só isso, mas com a direção artística antes, durante e depois das gravações.

Após toda a captação da narração, vamos para a edição do áudio e alguns tratamentos. Os cortes são feitos, o som é tratado, dando uma limpeza e nivelamento do áudio. As trilhas e efeitos especiais de som não poderiam ficar de lado, até porque são elas que dão o toque final trazendo uma carga de emoções maior para a leitura. Cada trilha sonora depende do tipo da obra. Existe um outro formato que está sendo um divisor de águas e que faz a imaginação fluir muito mais: o audiolivro dramatizado em 3D.

A ideia do audiolivro em 3D é que ao escutar o audiolivro o leitor tenha a sensação de estar dentro da cena com os personagens vivenciando cada detalhe da narrativa. Com os efeitos sonoros é possível observar a profundidade do som e identificar de que lado estão vindo as vozes durante os diálogos.

Veja só o poder de uma boa trilha e efeitos sonoros para que o espectador seja conduzido e faça parte da história que está sendo contada. Ouça um trecho do audiolivro Jack, o Estripador de Nova York a seguir:

Perceba toda a combinação e os detalhes dos efeitos de som: ruídos de portas, o estalo de madeira, passos, respiração dos personagens e até mesmo todo o diálogo binaural que transporta o ouvinte para dentro da cena.

 

Veja como foi toda a produção desse audiolivro:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.