A importância da pedagogia na educação em instituições educativas

A pedagogia se preocupa sempre com os estudos dos ideais de educação e dos processos que envolvem técnicas para melhorar, aperfeiçoar e estimular capacidades. Graças ao profissional de pedagogia que a formação profissional e pessoal de uma pessoa é moldada.

O pedagogo atua em campos muito vasto sendo que o mesmo é de fundamental importância em todas as instituições de cunho educativo, direta ou indiretamente ligadas a instituições educativas como: supervisor, orientador ou diretor escolar. Uma atuação relevante nos ambientes escolares e não escolares, alinhando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção de identidade individual e coletiva.

O trabalho deste profissional consiste em aliar teorias com o melhor da prática pedagógico na sala de aula sendo parceiro do professor para tornar a instituição um espaço de aprendizagem.

Além da presença marcante em escolar, o profissional também pode ser encontrado como um instrumento de educação nas empresas atuando junto à área de recursos humanos. Possui conhecimento para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial.

Títulos da editora Edições Loyola são importantes para coordenadores e profissionais da área de educação.

O audiolivro O Coordenador Pedagógico e a Formação Centrada na Escola, é um canal de interlocução com aqueles que atuam na coordenação, discutindo uma questão que vem instigando os profissionais: a Formação Centrada na escola. Alguns capítulos abordam conceituação e da concretização dessa modalidade de Formação, e outros, de estratégias formativas, todos têm um ponto em comum: a necessidade de constituição de um coletivo no cotidiano de cada escola, que é singular e tem identidade própria.

O Coordenador Pedagógico e os Desafios da Educação é um audiolivro resultado de um diálogo mantido com os grupos de educadores das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O papel do coordenador é complexo e exige a mobilização de todos os profissionais da área e ações. A intenção é evidenciar a importância deles na formação e transformação na escola, com os professores e os alunos. O título abordará alguns pontos novos para ajuda-los a compreender e lidar com múltiplos casos do cotidiano escolar, buscando novas alternativas para enfrentar e superar obstáculos e desafios, mostrando que eles não estão sozinhos na busca por caminhos mais promissores.

O audiolivro O Coordenador Pedagógico e a Formação Docente é um registro de comunicação das reflexões suscitadas no contatos que estabelecemos com coordenadores pedagógicos, nos quais diversos projetivos de educação continuada, levou-nos a organizar pela segunda vez uma publicação especialmente voltada para esses profissionais.

Outro fato importante para os profissionais de pedagogia é entender os

problemas escolares dos estudantes. No audiolivro Problema Escolar da Criança e do Adolescente é analisado um enfoque sistêmico, que o vê sendo influenciado por diversos fenômenos biológicos, psicológicos, pedagógicos, familiares, sociais e políticos que se combinam de forma complexa.

O contexto em que a dificuldade do aluno não se restringe à esfera individual, nem à escolar, nem à familiar, mas sim por todas essas dimensões e ainda sociais e políticas.

Confira também o material completo para aperfeiçoamento do profissional de pedagogia, clicando aqui.

Confira o EP 18 do Bom de Orelha com Clayton Heringer e descubra como os audiolivros pode ajudar você, professor, na sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.