7 razões para escutar audiolivros

Livro-fone-ouvido-cropped

Nos últimos 2 anos, eu escutei muitos audiolivros, uma média de 1-2 livros por mês. Ainda prefiro em alguns casos ler um livro para estudar, mas percebi que os audiolivro ajudam muito a conhecer, aprender e muito mais. Se você não sabe se o audiolivro é para você, aqui vão 7 razões de porque você deve trazer os audiolivros para sua vida.

1. Preferência

Algumas pessoas preferem escutar ao invés de ler para estudar, talvez você seja uma delas.Escutar é uma outra forma de experiência, veja se os audiolivros te ajudam mais a aprender novas coisas.

2. Melhor Retenção 

Ainda não tem evidência o suficiente que ler é melhor do que escutar ( encontrei este estudo sobre a pirâmide de aprendizado), mas se combinar a leitura com a audição você terá o melhor dos dois. Os audiolivros são excelentes para consolidar o conhecimento adquirido. Se você já tiver lido um livro antes de escutar a versão em audio, você irá reter e reenforçar muito mais a informação.

3. Mais velocidade no aprendizado

Uma das grandes vantagens dos audiolivros é que você pode acelerar a velocidade que consome a informação. Eu gosto de escutar meus audiolivros a 1,5x ou 2x da velocidade, e isso não afeta a minha compreensão. Se você quiser escutar muita informação este é um jeito prático para chegar lá.

4. Ganhar tempo

Muitos desencorajam fazer múltiplas tarefas, mas em alguns casos pode ser útil  e efetivo. Os audiolivros são excelentes para isso. Você pode escutar enquanto estiver no trânsito, arrumando a casa, andando de bicicleta, fazendo exercícios, tomando banho, sim no chuveiro, ou qualquer outra coisa que não requer tanto foco.

Recomendo experimentar nas idas e vindas do trabalho, no trânsito das cidades ou nas estradas. Todos os audiolivros que escutei grande parte foram nesse trajeto entre ir para o trabalho e voltar para casa e aprendi muita coisa no trânsito. Além de me divertir muito com as histórias mesmo no meio do engarrafamento.

5. Animar o espírito

É a mesma coisa que escutar música que anima e aumenta o bom astral, os audiolivros também podem. Ler frases motivadoras e passagens inspiracionais é bom, mas  escutar uma pessoa te motivando a fazer grandes coisas enquanto estiver aprendendo é melhor ainda.

6. Eficiência e Eficácia

Alguns livros são melhores aproveitados ouvindo do que lendo. Eu acredito que escutar uma biografia é bem mais interessante do que ler a história. Livros como os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, trazem conceitos que são muito bons para se escutar. Você não pr cosa saber exatamente os detalhes da pesquisa desde que você compreenda os principais conceitos. O mesmo vale para biografias, não importa o que a pessoa comia de café da manhã todos os dias, onde que ia estudar ou trabalhar, desde que eu tivesse a visão geral da sequência dos fatos que levou a esta pessoa ter sua descoberta.

Por outro lado, evito escutar um audiolivro que cobre milhares de detalhes que torna necessário fazer anotações, como por exemplo livros de neurociência ou livros de passo-a-passo. Um livro que você compre e ao ler acha o livro tedioso por ser massante, pode tornar um livro muito bom para se escutar. Se deparar com um livro onde o conteúdo dele é muito bom mas é um livro difícil de se ler, escolha o audiolivro.

7. Mais Prático

Audiolivros são muito práticos. Você pode estar com toda sua biblioteca em seu celular, iPhone, Android ou windowsphone e até no carro. Isso faz com que você possa acessar o conteúdo de qualquer lugar e continuar do mesmo ponto que parou de escutar da última vez. Quando leio um livro, eu preciso estar em um lugar silencioso e estar bem focado para aproveitar a leitura. Com os audiolivros é muito mais fácil de escolher e começar a ouvir independente de onde estiver, se houver muito barulho ou a qualquer hora do dia. É simplesmente pratico e conveniente.

Recomendação de alguns audiolivros:

Se está é a primeira vez que escuta sobre audiolivros e gostaria de experimentar aqui vão algumas recomendações para escutar (a ordem deles não importa):

A ciência de Ficar Rico, Por Wallace D. Wattles Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, por Stephen R. Covey O Livro das Criaturas Malignas, por Robert Louis Stevenson e W.F. Harvey
#Girlboss, Sophia Amoruso O Fascinante império de Steve Jobs, por Michael Moritz Hicstorias: Os maiores porres da história da humanidade, por Ulisses Tavares
História do mundo sem as partes chatas, por Dave Rear A costureira de Khair Khana, por Gayle Tzemach Lemmon A filosofia do sucesso, por Jamil Albuquerque

Se você escutou algum audiolivro e gostaria de compartilhar, comente abaixo conosco!

Comentários

comentário