7 passos para se tornar uma pessoa eficaz e proativa.

Como algumas pessoas conseguem alcançar o que querem e outras não? A pobreza e a infelicidade não são algo determinístico. Pessoas não nascem eficazes, mas elas podem desenvolver hábitos que podem torná-las focadas e produtivas.

Hoje você aprenderá o primeiro hábito: Seja proativo.

Cada hábito você deve enxergar como um degrau a subir, e cada hábito adotado fará de você uma pessoa eficaz e preparada cada vez mais para conquistar o que quiser.

Um dos audiolivros mais ouvidos aqui na Tocalivros, um clássico de desenvolvimento pessoal e um dos mais influentes do século XX no mundo dos negócios, segundo a revista Forbes.

Stephen Covey, autor do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, diz que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos e por isso, você poderá modificar qualquer situação para atingir seus objetivos com cada um deles.

Ser proativo é o primeiro passo, aliás, o primeiro hábito a ser adquirido e este (assim como todos os outros) só depende de você.

Um dos ensinamentos do psiquiatra Victor Frankl que viveu momentos terríveis em meio ao caos de tempos terríveis em um campo de concentração, é “Por mais crítica que seja a sua situação, você sempre poderá identificar uma razão, uma atitude e um caminho possível pelo qual valha a pena viver. ” Diante de total desespero por ter perdido tudo, ele decidiu concentrar-se em soluções em vez de demonstrar a si e a outros sua angustia.

Então vamos focar hoje, nesse texto, neste hábito – Ser proativo.

Para ser proativo basta começar a agir. Assuma suas responsabilidades e se concentre nas soluções em vez dos problemas.

O Hábito 1 – Ser Proativo.

Você sabe o significado de proativo?

Sobre a proatividade – uma habilidade que poderá ser conquistada através de simples exercícios que, se, colocados em pratica poderá trazer benefícios dentro do ambiente de trabalho e também na vida pessoal.

Abaixo, tem 7 passos para você se tornar proativo. Desafie-se durante 30 dias e observe os resultados que obteve.

  1. Tenha um objetivo e atue dia após dia para alcança-lo.

Não adianta pensar em diversas metas que quer atingir e não alcançar nenhuma delas. Faça alguma coisa, qualquer coisa, mas seja específico. Faça que essa meta escolhida seja o seu GPS. Defina, coloque a direção em que quer chegar e trace rotas e estratégias para chegar até lá. Perceba se a estratégia determinada está te ajudando a ficar mais próximo de seu destino final. Se isso não estiver acontecendo, aceite que você pode estar errando, e aborde outra estratégia de maneira correta. Seja flexível, aceite e assuma um novo plano.

  1. Preste atenção nas palavras que usa, há sempre uma forma positiva de encaminhar sua vida.

Preste atenção em suas palavras, pensamentos e princípios. Esses fatores têm poder perante as circunstâncias do objetivo em que você quer atingir.

As afirmações positivas abrem portas e são o ponto de partida para as mudanças em sua vida. Afirmar é uma forma de convencer a realidade a mudar a nosso favor.

Reeduque seu modo de pensar e de agir. Essas transformações começam por você, são percebidas durante o tempo pelas pessoas e por você mesmo em sua vida pessoal e profissional. Observe os resultados gerados e melhore sempre para alcançar cada vez mais.

  1. Coloque especial atenção naquelas coisas que possa controlar.

Atenção e foco: duas coisas essenciais para conseguir realizar qualquer coisa, e ah, disciplina também conta muito. Aprenda a se concentrar e fuja das armadilhas da distração. Algumas coisas podem parecer mais interessante do que aquela tarefa que você precisa fazer para HOJE, e isso tudo é culpa do seu cérebro que não foi treinado para se concentrar. Tudo ao nosso redor serve para nos distrair é aí que entra luta humana para se conter com as notificações do Facebook, as conversas no Whatsapp e aqueles memes que são muito mais interessantes que o seu dever.

O desafio realmente é focar naquilo que não é tão fascinante assim, se concentrar pode ser difícil, mas não é impossível e pode ser ensinada e aprimorada ao longo da vida. Por isso, durante 30 dias, se dedique ao máximo e dê o melhor de você e mantenha sua atenção em sua tarefa.

  1. Reclame menos e aja mais.

Muitas vezes reclamamos de falta de tempo para realizar algumas outras tarefas. Mas, reclamar? Por quê? É uma atitude benéfica? Reclamar trará a solução? Pense em como pode contornar este obstáculo, busque meios e encontre um novo caminho. A solução é você quem escolhe.

  1. Saiba definir o que é prioritário.

Pegando um pouco do tópico acima, tudo pode parecer importante e urgente para se resolver e saber definir o que é prioridade pode não ser uma tarefa fácil. Definir prioridades é guiar suas escolhas e essas escolham lhe trarão benefícios em um longo tempo. Algumas coisas não precisam ser feitas, não naquele momento, por isso não desperdice seu tempo em coisas que não são totalmente necessárias para serem feitas naquele momento. Algumas coisas não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e antecipe necessidades.

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado” – Gandalf, em O Senhor dos Anéias, por J.R..R. Tolkien

  1. Antecipe e automatize tudo o que for menos urgente

Saiba distribuir o seu tempo para atividades importantes, urgentes e prioritárias. As atividades importantes apesar de terem um prazo a serem cumpridas, acabam exigindo um planejamento até a sua execução. Essas atividades, se não feitas conforme o planejado, acabam se tornando urgentes.

Essas atividades urgentes, geralmente já passaram do prazo e foi procrastinada até a última hora e passaram da hora de executar.

Por isso, busque priorizar o que é importante para que não se torne urgente, aquelas que exigem nossa atenção imediata e que acaba exigindo uma atenção maior e muitas vezes com prazo esgotado.

  1. Observe os resultados

E então? Qual foi o resultado que você observou nesses últimos 30 dias? Qual forma você acha melhor? Sentiu a diferença de mudança ou até mesmo um redirecionamento? Quero que você reflita e faça uma retrospectiva para esses breves 30 dias e observe o que você deve fazer com mais frequência ou até mesmo abandonar hábitos que não te deixavam ser proativo. Estenda esse processo gradativamente até você faça dos hábitos uma parte fundamental da sua vida, sinta a diferença em sua vida profissional e até mesmo pessoal.

Bom, estamos chegando ao fim do primeiro exercício para ser uma pessoa eficaz. Portanto, como vimos, o primeiro hábito para o sucesso só depende de você. O seu maior poder é a sua liberdade de escolha, então utilize suas forças para realizar o que você mais deseja e fique cada vez mais forte na direção do seu objetivo.  Aprenda ser a sua melhor versão de você mesmo, em qualquer situação, mesmo com qualquer diversidade que existe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.