7 passos para escrever e publicar um livro

O sonho de escrever um livro não é de poucos, porém escrever e publicar um livro não é uma tarefa fácil. É lindo ver um livro nas prateleiras das livrarias, não é? Mas até lá o caminho é longo. É preciso de dedicação total e contato com algumas pessoas que se envolvam no assunto para que possa te ajudar.

Ler bastante é fundamental para escrever o seu livro. Lembre-se que para atingir o público o tema deve ser atrativo e relevante, o que acaba demandando um certo tempo a mais.

A seguir, vamos listar X passos importantes para você que escreveu, está escrevendo ou pensa em escrever seu próprio livro.

1. Juntar ideias é a primeira fase para o seu livro começar a dar os primeiros passos

Não importa que tipo de autor você é, o importante é começar e ir até o fim. Não existe certo e errado, no primeiro momento tudo é válido. Conhecer autores e o público que se quer atingir é importante para se inspirar e começar a escrever o seu próprio livro.

Anote todas as suas ideias em um caderno e pense porque aquela ideia é boa. Lembre-se que o mundo está cheio de pessoas criativas, de novas ideia, e talento para a escrita, e por isso é preciso ter um diferencial no que você está criando que poderá encantar os futuros leitores.

2. Faça um planejamento inicial

Planeje o que você quer escrever e qual o rumo que você quer que sua narrativa se encaminhe. Pense nos personagens principais e suas características (caso seja um livro de fantasia), caso seja um livro com dicas e práticas, pense nos pontos específicos que serão explorados no decorrer da escrita, assim fica muito mais fácil de moldar esses pontos que você já reservou como importante.

Além disso, faça metas diárias para que você consiga ver efetivamente a produção final. Estabeleça, de forma que você consiga atingir, metas de quanto você deve escrever por dia, ou quanto tempo você se dedicará DE FATO para aquilo.

3. Não se preocupe com erros

Você terá muitos rascunhos antes do livro final então não fique preocupado em cometer erros gramaticas enquanto estiver escrevendo, você poderá revisá-lo por fim, assim você evita bloqueios criativo para o desenrolar da história.

4. Insista, Persista, mas NUNCA, N-U-N-C-A desista

Eu sei que vai dar desanimo, vai dar vontade de desistir, vai faltar ideias e inspirações e tudo fará você pensar em seguir para o caminho mais fácil: abrir mão.

Mas então tudo o que te fez começar não é mais forte do que está te fazendo desistir? Mas então por que começou? Se começou, era porque você tinha um objetivo. Então segura firme, e vá adiante. Vá com desanimo, vá com vontade de desistir, mas VÁ. Pense no que fez você querer começar e chegar onde chegou e faça com que isso seja um motivo de impulso para continuar. Não tenha medo! Não se desencoraje!

5. Desafie a si mesmo

Faça mais do que o limite que você acha que é capaz, não caia na sua zona de conforto e não pense que você já dominou todas as técnicas de escrita e que não precisa mais se preocupar. É preciso estar sempre buscando mais e se reinventando para não cair num esquema aparentemente satisfatório, ou seja, no conformismo.

6. Pesquise editoras para sua obra e seja paciente

Texto pronto, agora é a hora de procurar por editoras que tenham as características do seu livro. Envie o arquivo para todas as editoras que você se interesse em publicar. Pode demorar alguns meses até que o livro seja revisado e receba a resposta de aprovação ou não. Lembre-se que não importa o gênero, se for bom a maioria da editora terá interesse em publicar o seu livro. Caso aprovado, haverá possíveis ajustes e correções na revisão final e a escolha da capa, diagramação e o papel para impressão.

7. Como divulgação

A parte de divulgação do livro nem sempre fica para a editora e de qualquer forma é imprescindível que o autor faça essa tarefa. Divulgue em redes sociais, em grupos, espalhe folhetos e até mesmo tente conseguir parceria com alguma livraria para que a divulgação seja ainda mais eficaz.

Conclusão: Não tenha medo e continue dando o seu melhor.

É assim que você verá o seu livro nas prateleiras das livrarias, com esforço e dedicação. Essas são as dicas principais para publicar o seu livro, mas não se contente apenas com isso. Saia da sua zona de conforto e explane outros tipos de leitura. Porque não publicar também o seu livro em audiolivro? Não sabe como? Confira então os 7 passos para publicar um audiolivro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.