7 audiolivros que vão fazer seu filho gostar de ler

O livro de papel sempre estará presente em nossas vidas, mas já pararam pra pensar nos benefícios que os Audiolivros também trazem aos pequenos leitores?

Antes mesmo de aprendermos a ler, somos embalados pelas histórias que nossos pais, irmãos, familiares liam para nós antes de dormir. Essas histórias nos levavam para mundos inexplorados, aventuras jamais vividas, e assim, pouco a pouco, da-se o nosso primeiro contato com esse maravilhoso mundo da leitura.

O rádio de antigamente com suas radionovelas tinham, alias, ainda tem; todo o poder de transportar o ouvinte para outros lugares somente com a própria voz do narrador e com a emoção do áudio. A mágica desta contação de história dramatizada é capaz de estimular a imaginação de uma forma impossível de replicar por outros métodos.

Ouvir histórias contadas em voz alta traz junto todos os mesmos benefícios da leitura. Claro, muitas pessoas já comentaram: “Escutar um audiolivro não é de fato ler um livro, não?”.  Essa afirmação é um pouco apressada por quem ainda não conhece os audiolivros.

Escutar histórias em voz alta tem mostrado  cada vez mais o aumento da criatividade e um estimulo maior a literatura entre crianças. Os novos audiolivros oferecem um modelo excelente de fluência, leitura, cadência e expressão dos personagens dos livros. Assim as crianças são expostas a um conjunto de vocabulários novos e estruturas gramaticais mais sofisticadas. Os audiolivros apresentam vantagens e diversas oportunidades para todos os alunos, desde alunos com dislexia ou com alguma dificuldade até alunos ávidos por livros de todos os gêneros, estilos gramaticais e influências culturais.

Em suma, escutar histórias em voz alta traz todos os melhores benefícios da leitura. Faz com que as crianças trabalhem com o conteúdo tanto de forma crítica como intelectual.Além de tudo isso, talvez o mais importante de todos eles, ao ouvir um livro falado – que seja em pedacinhos, na estrada ou na hora de dormir – aumenta bastante as habilidades de paciência e aprender a ouvir.

Os Tablets e o conteúdo digital já está presente nas escolas, em sala de aula ou em casa como ferramenta de aprendizado. Mas com o alto volume de informação que as crianças têm hoje em dia faz com que elas desejem um resultado rápido. Infelizmente isso aumenta a falta de paciência. Talvez as crianças somente necessitem desconectar um pouco de vez em quando.

Como vantagem, um Audiolivro encoraja a concentração e estimula a imaginação. Crianças que ouvem audiolivros tornam-se focados e naturalmente direcionam todo sua atenção em ouvir o narrador, seguindo a história e entendendo as palavras.

Se você está buscando começar a estimular o leitor ávido que existe em seus filhos, aqui estão sete audiolivros que não vão te desapontar:

 

1 – Jack o Estripador de Nova York –  Stephan Petrucha

jack-o-estripador-em-nova-york-stefan-petrucha-100603

2 – O Livro das Criaturas Malignas – Robert Louis Stevenson e W.F. Harvey

o-livro-das-criaturas-malignas-robert-louis-stevenson-e-wf-harvey-x-100569

3 – Tempest – Julie Cross

tempest-julie-cross-rodrigo-dorado-100122

4 – História do Mundo Sem as Partes Chatas – Dave Rear

historia-do-mundo-sem-as-partes-chatas-dave-rear-paulo-de-pontes-100116

5 – Dom Quixote – Adaptado para Crianças – Miguel de Cervantes

dom-quixote-adaptado-para-criancas-miguel-de-cervantes-alecs-lima-angela-couto-cristiana-galvao-di-ramon-marcio-brodt-paulo-arcuri-ricardo-paim-100056

6 – Lagartixas e Dinossauros – Rubem Alves

lagartixas-e-dinossauros-rubem-alves-tiago-e-gabi-100434

 7 – Diário de Estela – Stern & Jem

diario-de-estela-stern-e-jem-katia-daher-100108

Comentários

comentário